Gravidez ectópica
Quando uma mulher engravida, o óvulo fertilizado se fixa ao interior do útero, onde cresce. Mas, em alguns casos, o óvulo se prende fora do útero, na maioria das vezes, na tuba uterina. Isso é chamado de gravidez ectópica. Talvez você já tenha escutado ser chamada de gravidez tubária. Mas o óvulo também fica preso em outros lugares. Essas áreas incluem o ovário, o colo do útero ou a barriga (abdome). É raro acontecer uma gravidez ectópica nessas áreas.
Durante a gravidez, o óvulo fertilizado cresce no útero. Mas, com uma gravidez ectópica, o óvulo que cresce na tuba uterina pode causar seu rompimento. Tudo isso leva a sangramento grave, caso não seja detectado precocemente e tratado.

O que causa a gravidez ectópica?
Na maioria das vezes, há um problema com a tuba uterina que impede o óvulo de passar por ela e entrar no útero. Isso pode acontecer devido a uma lesão na tuba, como uma infecção ou cirurgia. As chances de uma mulher ter uma gravidez ectópica aumentam se ela tiver tido:
-
Uma gravidez ectópica anteriormente.
-
Infecção pélvica que vai e volta
-
Endometriose
-
Problemas para engravidar (infertilidade)
-
Cirurgia nas tubas
-
Uma gravidez durante o uso de certas pílulas anticoncepcionais ou um dispositivo intrauterino (DIU)
Uma mulher também pode ter maior risco se:
Quais são os sintomas da gravidez ectópica?
Os sintomas de uma gravidez ectópica ocorrem mais frequentemente durante as primeiras 12 semanas de gestação (primeiro trimestre). A mulher pode ter sintomas de início de gravidez, como a ausência do período menstrual. Os seios ficam mais sensíveis. Ela pode urinar com frequência e sentir enjoo (náuseas). Mas, em alguns casos, a mulher pode não ter nenhum sintoma.
Se ela apresentar sintomas, o sangramento proveniente da vagina no início da gravidez é comum. A mulher também pode sentir dor na pelve ou na região lombar. A dor pode vir rápida ou lentamente. Pode ser leve ou intensa. Pode ser fraca ou aguda, pode aparecer e desaparecer ou durar um tempo.
À medida que uma gravidez ectópica cresce, os sintomas podem aumentar. Se a tuba se romper, uma mulher pode ter:
Se uma gravidez ectópica se romper, pode causar um grave sangramento interno que ameaça a vida da mulher. É necessário um tratamento imediato.
Qual é o tratamento para gravidez ectópica?
Uma gravidez ectópica pode ser tratada de várias maneiras. Os tratamentos incluem:
-
Medicamentos. A injeção de uma ou mais doses de medicamento pode ser usada para interromper o crescimento dos óvulos fertilizados. Em seguida, o corpo absorve essas células. Também é feito exame dos níveis de hormônio em momentos específicos. Este exame é feito para garantir que os níveis hormonais voltaram ao normal.
-
Cirurgia. A cirurgia é feita para remover a parte da tuba onde se encontra a gravidez ectópica ou remover a tuba por completo
-
Vigilância ativa. Este tratamento é usado apenas para um grupo pequeno de mulheres que apresentam um risco muito baixo de ruptura. Inclui uma verificação cuidadosa dos sintomas, do exame de nível de hormônio e ultrassonografia para verificar o estado da mulher.
Se uma mulher mostrar sinais de que a gravidez ectópica pode estourar ou tem sinais de que a tuba estourou, ela precisa de cirurgia imediata.