O que é uma hérnia?

Uma hérnia é quando um órgão ou tecido empurra através de um ponto fraco no músculo ou tecido que normalmente o segura, como a parede da barriga (abdominal). Esse ponto fraco pode estar presente ao nascimento. Ou pode ser causado por tensão abdominal ao longo do tempo. Caso não seja tratada, a hérnia pode piorar com o tempo e o estresse físico.

Quando uma protuberância se forma

Quando há um ponto fraco na parede abdominal, um órgão ou tecido pode se empurrar para fora. Isso frequentemente causa uma protuberância que você pode ver sob a pele. A protuberância pode aumentar quando você se levanta. Pode desaparecer quando você se deita. Você também pode sentir alguma pressão ou dor leve ao levantar peso, se movimentar, tossir, urinar ou evacuar.

Tipos de hérnias

Vista frontal de um abdome masculino mostrando os tipos de hérnias.

O tipo de hérnia que você tem depende da sua localização. A maioria das hérnias se forma na virilha, no anel interno ou próximo a ele. Ele é a entrada de um canal entre o abdômen e a virilha. As hérnias também podem ocorrer no abdômen, coxa ou órgãos genitais.

  • Hérnia incisional. Ela ocorre no local de um corte cirúrgico (incisão) prévio.

  • Hérnia umbilical. Ela ocorre no umbigo. Ela ocorre quando o músculo ao redor do umbigo não se fecha completamente após o nascimento.

  • Hérnia inguinal indireta. Ela ocorre na virilha no anel interno. Muitas vezes, ocorre em nascimentos prematuros, antes do canal inguinal se fechar.

  • Hérnia inguinal direta. Ela ocorre na virilha próxima ao anel interno. Em geral, resulta do enfraquecimento dos músculos abdominais ao longo do tempo. Ela é mais comum em adultos homens.

  • Hérnia femoral. Ela ocorre logo abaixo da virilha, na parte superior da coxa. É mais comum em mulheres do que em homens.

  • Hérnia epigástrica. Ela ocorre na parte superior do abdômen, na linha média.

  • Hérnia de hiato. Ela ocorre quando parte da região superior do estômago passa por uma abertura no diafragma ou na parede torácica.

  • Hérnia diafragmática congênita. É congênita (um bebê nasce com ela). Ela acontece quando o diafragma não se forma corretamente em bebês.

Outros tipos de hérnias podem ocorrer. Mas elas são raras.

Diagnóstico

Na maioria dos casos, seu profissional de saúde pode diagnosticar uma hérnia por meio de um exame físico.

Em alguns casos, pode não estar claro por que você apresenta um inchaço na parede abdominal. Você pode precisar de um exame de imagem, como uma ultrassonografia ou TC. Isso pode ajudar no diagnóstico.

Em caso de bloqueio no intestino, uma radiografia do abdômen pode ser realizada.

Cirurgia

Em crianças, uma hérnia umbilical muitas vezes pode se curar por si só. Caso ela não se cure sozinha até a criança atingir a idade de 5 anos, provavelmente precisará ser reparada.

Em adultos, uma hérnia não irá se curar espontaneamente. É necessária uma cirurgia para reparar o ponto fraco na parede abdominal. A maioria das hérnias são fechadas com pontos e, às vezes, com redes de malha para fechar o orifício. Caso não seja tratada, a hérnia pode aumentar de tamanho. Ela pode causar problemas graves de saúde. Algumas hérnias podem ser observadas e reparadas se crescerem ou começarem a causar sintomas.

A maioria das hérnias é consertada com uma cirurgia laparoscópica. Esse tipo de cirurgia é realizada através de vários cortes muito pequenos. Alguns tipos de hérnias podem precisar de uma cirurgia onde um corte maior é feito na barriga. Em alguns casos, você pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia.

Quando entrar em contato com seu médico

Entre em contato ou consulte seu profissional de saúde imediatamente se o inchaço ao redor da sua hérnia se tornar maior, mais firme ou mais doloroso. Pode ser um sinal de que o intestino está preso na parede abdominal e o seu suprimento de sangue está em perigo. Isso é uma emergência. A hérnia deve ser reparada imediatamente para prevenir problemas graves.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.