O que é doença inflamatória pélvica (DIP)?
A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção dos órgãos sexuais. Pode causar graves danos ao corpo, se não for tratada. Às vezes, a DIP causa sintomas tão ruins que levam você ao pronto-socorro. Porém, em muitos casos, a DIP é uma infecção silenciosa. Ela pode causar poucos ou nenhum sintoma. A infecção pode ser tratada. Isso ajuda a prevenir danos duradouros.
Quem pega DIP?
A DIP acontece a qualquer idade. Mas, na maioria das mulheres, começa no final da adolescência ou aos 20 e poucos anos. Muitas nem sabem que têm DIP até bem tarde. Quanto mais tempo a mulher ficar infectada, maior será o risco de ter outros problemas de saúde. Quanto mais parceiros sexuais você tiver, maior é o risco. Você também tem mais probabilidade de ter DIP, se já tiver tido antes.
Quais são os sintomas?
Se os sintomas da DIP ocorrerem, serão semelhantes aos de muitos outros problemas de saúde. Isso pode tornar a DIP difícil de descobrir. Os sintomas podem incluir:
-
Dor pélvica
-
Dor durante a relação sexual ou sangramento posterior
-
Dor ao urinar ou urinar com muita frequência
-
Febre, calafrios ou outro sintomas semelhantes à gripe
-
Corrimento vaginal com odor desagradável
-
Sangramento vaginal anormal
-
Estômago revirado e vômitos
-
Dor na parte superior direita da barriga
Como peguei DIP?

A DIP acontece quando certos germes infectam os órgãos sexuais. Frequentemente, isso acontece porque você está infectada com uma infecção sexualmente transmissível (IST). Em alguns casos, as mulheres desenvolvem DIP ao usar um DIU (dispositivo intrauterino) para controle de natalidade. Isso acontece nas primeiras 3 semanas após a colocação do DIU. Supõe-se que a DIP acontece desta maneira:
-
O sêmen é enviado do pênis para a vagina durante a relação sexual. Os germes que causam a IST podem entrar com o sêmen.
-
Os germes podem passar pelo colo do útero e entrar no útero.
-
Eles vão do útero às tubas uterinas e ovários. E esses órgãos ficam infectados.
-
A infecção pode deixar as tubas uterinas e se espalhar para outras partes do corpo.
O tratamento pode ajudar
A DIP muitas vezes pode ser curada quando detectada e tratada precocemente. Porém, se não for tratada, ela pode causar problemas de saúde graves. Por exemplo, danos aos órgãos reprodutores, dor pélvica e problemas para engravidar (infertilidade). Em casos raros, as complicações da DIP podem até ser de risco à vida. Por isso, a DIP deve ser tratada o mais rápido possível.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.