Bronquite aguda
Seu médico disse que você tem bronquite aguda. A bronquite é uma infecção ou inflamação das vias aéreas nos pulmões (brônquios). Normalmente, o ar se movimenta com facilidade para dentro e para fora das vias aéreas. A bronquite estreita essas vias. Assim, fica mais difícil para o ar entrar e sair dos pulmões. Isso causa sintomas como falta de ar, tosse com muco amarelo ou esverdeado, e sibilância.
A bronquite pode ser aguda ou crônica. Aguda significa que acontece rapidamente e desaparece em um curto espaço de tempo. Crônica significa que a condição dura bastante e geralmente volta. A maioria das pessoas com bronquite aguda melhora em 1 a 2 semanas.

O que causa a bronquite aguda?
Geralmente, a bronquite aguda é causada por um vírus, como a gripe ou o resfriado. Em casos raros, ela pode ser causada por bactérias. Certos fatores aumentam a probabilidade de um resfriado ou gripe se transformar em bronquite. Isso inclui ser muito jovem, ser idoso, ter um problema cardíaco ou pulmonar ou ter um sistema imune fraco. Fumar também aumenta a probabilidade de bronquite.
Quando a bronquite se desenvolve, as vias aéreas ficam inchadas. As vias aéreas também podem ser infectadas por bactérias. Isso é conhecido como infecção secundária.
Sintomas da bronquite aguda
Os sintomas podem incluir:
Como diagnosticar a bronquite aguda
O médico vai perguntar sobre os seus sintomas e sua história médica. Ele realizará um exame físico. Isso inclui ouvir seus pulmões enquanto você respira. Talvez seja necessário fazer uma radiografia torácica para ver se há infecção pulmonar (pneumonia), caso você tenha tido febre. Você também pode fazer exames de sangue ou cultura para verificar se há uma infecção.
Como tratar a bronquite aguda
A bronquite geralmente desaparece em 1 a 2 semanas sem tratamento. Você pode se sentir melhor ao:
-
Tomar os medicamentos conforme indicado. Conversar com o médico antes de tomar qualquer medicamento vendido sem receita. Alguns medicamentos vendidos sem prescrição ajudam a aliviar a inflamação nos brônquios. Eles também afinam o muco. O que facilita tossir. O médico pode prescrever um inalador para ajudar a abrir os brônquios. Tome todos os antibióticos receitados exatamente conforme orientado. Na maioria das vezes, a bronquite aguda é causada por uma infecção viral. Em geral, não são prescritos antibióticos para essas infecções.
-
Pergunte ao seu médico qual é a quantidade de líquido que você precisa beber. Beber bastante líquido, como água, suco ou uma sopa quente, pode afinar o muco, permitindo que você o tussa para respirar mais facilmente. Os líquidos também previnem a desidratação. Porém, se você tiver certos problemas de saúde, como doença renal grave ou problemas cardíacos, pode ser necessário limitar a quantidade tomada.
-
Usar um umidificador. Isso ajuda a reduzir a tosse.
-
Descansar bastante
-
Não fumar. Também não deixe ninguém fumar na sua casa. Em lugares públicos, fique longe do fumo passivo.
Recuperação e acompanhamento
Faça o acompanhamento com o seu médico. Você provavelmente se sentirá melhor em 1 a 2 semanas. Mas pode ter tosse seca por mais tempo. Informe ao médico se ainda tiver outros sintomas além de tosse seca após 2 semanas. Informe ao médico se você tem infecções brônquicas com frequência.
Dicas de autocuidado
Para aliviar os sintomas e prevenir a bronquite:
-
Pare de fumar. Abandonar o hábito de fumar é a medida mais importante que você pode tomar para tratar a bronquite. Se precisar de ajuda para parar de fumar, converse com o seu médico.
-
Fique longe do fumo passivo e de outros irritantes. Tente ficar longe de fumaça, produtos químicos e poeira. Não deixe ninguém fumar na sua casa. Fique em lugares fechados nos dias mais poluídos.
-
Evite infecções pulmonares. Pergunte ao seu médico sobre vacinas, como as contra gripe e pneumonia. Tome medidas para prevenir resfriados e outras infecções pulmonares. Fique longe de multidões durante a temporada de gripes e resfriados. Fique longe de pessoas doentes.
-
Lave bem as mãos. Lave as mãos com água e sabonete com frequência por pelo menos 20 segundos. Use um antisséptico para as mãos com pelo menos 60% de álcool quando não puder lavar as mãos.
Quando ligar para o seu médico
Ligue para o médico se tiver qualquer um desses sintomas:
-
Febre de 100,4°F ( 38,0° C) ou superior, ou conforme indicado pelo seu médico
-
Os sintomas pioram ou aparecem novos sintomas
-
Os sintomas não começam a melhorar em uma semana
Ligue para o 911
Ligue para o 911 se você tiver:
-
Dificuldade de respirar que não melhora com o tratamento
-
Pele, lábios ou unhas com coloração azul, cinza ou pálida