Tratamento para transtornos por uso de substâncias e dependência
O tratamento para transtorno por uso de substâncias (TUS), ou dependência de drogas, varia de acordo com as suas necessidades. Algumas pessoas passam apenas uma vez pelo tratamento. Outras retornam a ele periodicamente ao longo de suas vidas.

A recuperação é um processo para toda a vida
A recuperação começa quando você procura ajuda para o transtorno por uso de substâncias. Então, você lentamente começa a construir uma nova vida e estilo de vida. Pode não ser fácil. Mas, com o apoio dos outros, você pode ter sucesso. Durante a recuperação, você passará por três estágios. A duração de cada estágio varia de acordo com cada pessoa.
Recuperação precoce
Durante esse estágio, você se concentrará em parar o abuso ou a dependência das drogas. É mais provável que você receba ajuda de um terapeuta, conselheiro de dependência ou profissional de saúde. Você também pode frequentar grupos de autoajuda regularmente. Você evitará pessoas ou lugares que possam lhe tentar a usar drogas.
Recuperação intermediária
Durante esse período, você trabalhará em mudar a sua vida. Você pode mudar os seus valores, se mudar ou voltar para a escola. Você pode iniciar relacionamentos novos e saudáveis. E você pode terminar aqueles que não são tão saudáveis. Você pode até mesmo tentar compensar os danos causados a outras pessoas durante o uso de drogas. Você continuará as mudanças no estilo de vida e estratégias que apoiem a sua sobriedade e procurar profissionais de saúde ou conselheiros de dependência quando você estiver preocupado com um deslize.
Recuperação final
Esse estágio durará o resto da sua vida. Você está se sentindo mais forte e mais saudável. Agora, você pode procurar por um senso de propósito. Você pode se concentrar nas coisas que mais importam para você. Essas podem incluir sua família, suas crenças ou auxiliar outras pessoas. Você continuará a usar as mudanças no estilo de vida e estratégias que apoiem a sua sobriedade e procurar profissionais de saúde ou conselheiros de dependência quando você estiver preocupado com um deslize.
Tipos de tratamento medicamentoso
-
Tratamento residencial. Você mora em um ambiente livre de drogas com outras pessoas que têm o mesmo problema. Geralmente, a sua permanência no tratamento residencial na comunidade dura cerca de um mês, mas pode durar até seis meses. Durante esse período, você será acompanhado por um terapeuta ou conselheiro de dependência.
-
Terapia ambulatorial. Você será acompanhado por um terapeuta ou conselheiro de dependência enquanto vive a sua vida normal. Você pode consultar o seu terapeuta sozinho. Ou você pode fazer parte de um grupo. Em alguns casos, a sua família também pode consultar o seu terapeuta.
-
Grupos de autoajuda. Eles oferecem apoio e incentivo. Há também grupos de apoio para os entes queridos de pessoas viciadas em drogas.
-
Medicamentos. Seu tratamento pode incluir certos medicamentos, como metadona, dissulfiram, buprenorfina, acamprosato ou naltrexona.
-
Tratamentos alternativos. Eles podem incluir acupuntura, hipnose ou biofeedback. Pergunte sobre eles ao seu profissional de saúde.
Para obter ajuda para encontrar um programa de tratamento em sua área, procure o localizador de tratamento da Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental (Substance Abuse and Mental Health Services Administration, SAMHSA) em www.findtreatment.samhsa.org.
Quando os tempos ficam difíceis
O transtorno por uso de substâncias é uma doença crônica, como hipertensão arterial ou diabetes. Ele nunca é realmente curado. É um processo de recuperação por toda a vida. Às vezes, independentemente do seu desempenho, você pode ser tentado a usar novamente ou até mesmo recidivar e voltar ao uso de drogas. Mas lembre-se de que novos tratamentos podem ajudar a prevenir a recidiva. É muito importante acompanhar o seu plano de tratamento médico para prevenir recidivas. Caso ocorra uma recidiva, não é um sinal para desistir. É um sinal para retomar, modificar ou iniciar um novo tratamento.
Caso você fique preocupado que pode recidivar, você pode:
-
Ligue para o seu patrocinador. Ele é alguém em seu grupo de autoajuda que cuida de você.
-
Converse com o seu terapeuta, profissional de saúde ou outra pessoa em quem você confie.
-
Faça uma lista do quanto você alcançou.
-
Encontre algo para lhe distrair. Vá ao cinema, saia para uma caminhada ou ligue para um amigo.