Check-up do bebê: recém-nascido
O primeiro check-up do seu bebê provavelmente será 1 semana depois do parto. Nessa consulta neonatal, o médico examinará seu bebê. Ele fará perguntas sobre os primeiros dias em casa. Esta ficha descreve um pouco do que você pode esperar.
Icterícia
A maioria dos bebês desenvolve um pouco de amarelecimento na pele e na parte branca dos olhos (icterícia) na primeira semana de vida. O médico do bebê dirá se será necessário verificar o nível de bilirrubina do bebê. Ele também dirá se o bebê precisa de uma consulta de retorno. Ou se ele precisa de tratamento com fototerapia.
Desenvolvimento e marcos
O profissional da saúde vai fazer algumas perguntas sobre o seu recém-nascido. Ele observará o bebê para ter uma ideia de seu desenvolvimento. Até esta consulta, provavelmente, seu recém-nascido estará fazendo algumas dessas coisas:
-
Piscar com uma luz brilhante
-
Tentar levantar a cabeça
-
Agitar-se e contorcer-se (as pernas e os braços devem mover-se na mesma proporção, mas, se o bebê priorizar um lado, informe isso ao médico)
-
Ficar assustado ao ouvir um barulho alto
Dicas de alimentação

Para um recém-nascido, é normal perder até 10% do peso de nascimento durante a primeira semana. Geralmente, esse peso é recuperado depois de 2 semanas. Se tiver algum receio relacionado ao peso do seu bebê, converse com o médico. Para ajudar seu bebê a se alimentar melhor, siga estas dicas:
-
Amamente pelo menos durante os primeiros 6 meses.
-
Não dê água ao bebê, a menos que o médico recomende.
-
Amamente pelo menos a cada 2 a 3 horas durante o dia. Talvez seja necessário acordar o bebê para amamentá-lo durante o dia.
-
Amamente a cada 3 a 4 horas à noite. No início, acorde o bebê para alimentá-lo, se necessário. Quando o recém-nascido voltar ao peso de nascimento, você pode optar por deixá-lo dormir até sentir fome. Converse sobre isso com o médico do bebê.
-
Pergunte ao médico se o seu bebê precisa tomar vitamina D.
Se estiver amamentando
-
Quando o leite chegar, seus seios devem estar cheios antes da mamada e macios e desinflados depois. Isso significa que, provavelmente, o bebê está obtendo o suficiente na mamada.
-
As sessões de amamentação geralmente levam de 15 a 20 minutos. Se estiver usando uma mamadeira, dê entre 30 e 90 mililitros de cada vez.
-
Os bebês amamentados podem querer mamar com mais frequência que a cada 2 a 3 horas. Não há problemas em alimentar o bebê com mais frequência, se ele estiver com fome. Converse com o médico se tiver algum receio relacionado aos hábitos de amamentação ou com o ganho de peso do bebê.
-
Pode levar algum tempo até se adaptar ao processo. No começo, pode ser desconfortável. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, um consultor de amamentação pode lhe dar dicas.
Se usar uma fórmula
-
Use uma fórmula feita especialmente para bebês. Se precisar de ajuda para escolher, peça uma recomendação ao médico. O leite de vaca normal não é um alimento apropriado para um recém-nascido.
-
Dê cerca de 30 e 90 mililitros de fórmula de cada vez.
Dicas de higiene
-
Alguns bebês fazem cocô depois de cada mamada. Outros o fazem com menos frequência. Os dois casos são normais. Troque a fralda sempre que estiver molhada ou suja.
-
É normal que as fezes de um recém-nascido sejam amarelas e aquosas, e pareçam conter pequenas sementes. A cor pode variar de amarelo-mostarda ou amarelo-pálido a verde. Se for de outra cor, informe ao profissional da saúde.
-
Um menino deve ter um jato forte ao urinar. Se o seu filho não tiver, informe ao profissional da saúde.
-
Dê banhos de esponja no bebê até que o cordão umbilical caia. Se tiver alguma dúvida sobre como cuidar do cordão umbilical, pergunte ao profissional da saúde.
-
Siga as recomendações do médico para cuidar do cordão umbilical. Este cuidado pode incluir:
-
Manter a área limpa e seca
-
Dobrar a parte superior da fralda para deixar o cordão umbilical exposto ao ar
-
Limpar o cordão umbilical suavemente com um lenço umedecido ou com um cotonete molhado em álcool
-
Se a área do cordão umbilical tiver pus ou estiver vermelha, ligue para o profissional da saúde.
-
Depois que o cordão cair, dê banho no bebê algumas vezes por semana. É possível dar banhos com mais frequência se perceber que o bebê está gostando. Mas como você limpa o bebê durante as trocas de fraldas, muitas vezes, nem é necessário um banho diário.
-
Não há problema em usar cremes ou loções suaves (hipoalergênicos) na pele do bebê. Não coloque loção nas mãos do bebê.
Dicas para dormir
Geralmente, os recém-nascidos dormem entre 18 e 20 horas por dia. Para ajudar o recém-nascido a dormir com segurança e profundamente e prevenir a síndrome da morte súbita infantil (SMSI):
-
Coloque o bebê para dormir de costas para baixo até que complete 1 ano. Isso reduz o risco de SMSI, aspiração e asfixia. Nunca coloque o bebê de lado ou de bruços para dormir ou cochilar. Se o bebê estiver acordado, deixe-o ficar de bruços, desde que supervisionado. Isso ajuda a criança a desenvolver e fortalecer os músculos do pescoço e da barriga. Também ajuda a minimizar o achatamento da cabeça. Isso pode acontecer quando os bebês ficam muito tempo de costas para baixo.
-
Dê ao bebê uma chupeta para dormir ou cochilar. Se o bebê estiver mamando, não dê chupeta até que a amamentação esteja totalmente estabelecida. A amamentação está associada ao risco reduzido de SMSI.
-
Use um colchão firme (coberto por um lençol justo) para evitar espaços entre o colchão e as laterais de um berço. Isso reduz o risco de entalamento, sufocação e SMSI.
-
Não coloque travesseiro, cobertas pesadas nem bichos de pelúcia no berço. Eles podem sufocar o bebê.
-
Enrolar (envolver o bebê firmemente em um cobertor) pode causar superaquecimento. Não deixe o bebê ficar muito quente.
-
Não coloque bebês para dormir em sofás ou poltronas. Dormir em um sofá ou poltrona coloca o bebê em risco muito maior de morte, incluindo SMSI.
-
Não use cadeiras infantis, cadeirinhas de carro e balanços para dormir rotineiramente e nem para cochilos diários. Eles podem causar obstruções das vias aéreas do bebê ou sufocamento.
-
Não compartilhe a cama (dormir junto) com o bebê. Não é seguro.
-
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que os bebês durmam no mesmo quarto que seus pais, perto da cama deles, mas em uma cama separada ou berço apropriado para bebês. De forma ideal, esta configuração para dormir é recomendada para o primeiro ano do bebê, mas deve ser mantida, pelo menos, durante os primeiros seis meses.
-
Sempre coloque berços e chiqueirinhos em áreas livres de perigo - sem cabos, fios ou cortinas pendurados - para ajudar a diminuir o risco de estrangulamento.
-
Não use monitores cardiorrespiratórios e dispositivos comerciais (cunhas, posicionadores ou colchões especiais) para ajudar a diminuir o risco de SMSI e mortes infantis relacionadas ao sono. Esses dispositivos não demonstraram prevenir SMSI. Em casos raros, eles resultaram na morte de um bebê.
-
Converse sobre essas e outras questões de saúde e segurança com o profissional que cuida do seu bebê.
Dicas de segurança
-
Para evitar queimaduras, não carregue nem beba líquidos quentes, como café, perto do bebê. Abaixe a temperatura do aquecedor de água para 49 ºC ou menos.
-
Não fume, nem permita que alguém fume, perto do bebê. Se você ou algum membro da família fumar, faça-o em ambiente aberto e nunca perto do bebê.
-
Geralmente, não há problema em tirar um recém-nascido de casa. Mas mantenha distância de lugares cheios e fechados, onde há proliferação de germes. Você pode receber visitas para ver o bebê, desde que não estejam doentes.
-
Quando sair com o bebê, não fique muito tempo sob a luz direta do sol. Mantenha o bebê coberto ou procure uma sombra.
-
No carro, sempre coloque o bebê em uma cadeirinha virada para trás. Prenda-a no banco de trás, de acordo com as instruções do assento do carro. Nunca deixe o bebê sozinho no carro.
-
Não deixe o bebê em uma superfície alta, como mesa, cama ou sofá. Ele pode cair e se machucar.
-
Provavelmente, os irmãos mais velhos vão querer segurar o bebê, brincar com ele e conhecê-lo mais. Não tem problema, desde que tenha a supervisão de um adulto.
-
Ligue imediatamente para o profissional da saúde se o seu bebê estiver com febre (consulte: febre e crianças, abaixo)
Febre e crianças
Use um termômetro digital para tirar a temperatura do bebê. Não use um termômetro de mercúrio. Há diferentes tipos e usos para os termômetros digitais. Eles incluem:
-
Retal. Para crianças com menos de 3 anos, a temperatura retal é a mais precisa.
-
Testa (temporal). Funciona para crianças a partir de 3 meses. Se uma criança com menos de 3 meses apresentar sinais de doença, este método pode ser usado como primeira etapa. O profissional pode desejar confirmar com uma temperatura retal.
-
Ouvido (timpânica). As temperaturas dos ouvidos são precisas depois dos seis meses de idade, mas não antes.
-
Axila (axilar). É a menos confiável, mas pode ser usada como um primeiro recurso para verificar uma criança de qualquer idade com sinais de doença. O profissional pode desejar confirmar com uma temperatura retal.
-
Boca (oral). Não use um termômetro na boca do seu filho até que ele complete pelo menos 4 anos.
Use o termômetro retal com cuidado. Siga as instruções do fabricante para o uso correto. Coloque com cuidado. Identifique-o e tenha certeza de que não seja usado na boca. Pois pode passar os germes das fezes. Se não se sentir seguro para usar um termômetro retal, pergunte ao médico qual outro tipo pode usar. Quando conversar com qualquer médico sobre a febre do seu filho, relate a ele que tipo de termômetro você usou.
Abaixo, instruções de quando ligar para o médico se seu filho estiver com febre. O médico do seu filho pode passar-lhe números diferentes. Siga as instruções.
Quando ligar para o médico se seu filho estiver com febre
Para bebês de menos de 3 meses:
-
Primeiro, pergunte ao médico como medir a temperatura.
-
Reto ou testa: 38 °C (100,4 °F) ou superior
-
Axila: 37,2 °C (99 °F) ou superior
-
Uma febre de ___________, conforme instruído pelo médico
Para crianças de 3 a 36 meses (3 anos):
-
Reto ou testa: 38,9 °C (102 °F) ou superior
-
Orelha (somente depois dos 6 meses): 38,9 ºC (102 °F) ou superior
-
Uma febre de ___________, conforme instruído pelo médico
Nestes casos:
-
Temperatura na axila de 39,4 °C (103 °F) ou superior em uma criança de qualquer idade
-
Temperatura de 40 °C (104 °F) ou superior em uma criança de qualquer idade
-
Uma febre de ___________, conforme instruído pelo médico
Vacinas
Com base nas recomendações do CDC, nesta consulta, o bebê pode tomar a vacina contra hepatite B, se ainda não tiver tomado no hospital. O bebê pode receber a imunização infantil com o anticorpo monoclonal contra Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Ela é chamada de nirsevimabe. Pergunte ao médico do bebê quais vacinas são recomendadas nesta consulta.
Fadiga parental
Cuidar de um recém-nascido pode ser física e emocionalmente esgotante. Agora pode parecer que você não tem tempo para nada. Porém, o autocuidado ajuda a cuidar do seu bebê também. Aqui vão algumas dicas:
-
Descanse. Quando o bebê estiver dormindo, aproveite para descansar um pouco também. Tire um cochilo ou coloque os pés para cima e descanse. Aprenda a dizer “não” às visitas. Até se sentir descansado, ignore a bagunça da casa e adie tarefas não essenciais. Dê a você um tempo para se acostumar à nova função de pai/mãe.
-
Siga uma dieta saudável. A boa nutrição dá energia. Se você acabou de ter bebê, a dieta saudável ajuda o seu corpo a se recuperar. Tente comer uma variedade de frutas, legumes, verduras, grãos e fontes de proteína. Fique longe dos alimentos processados. E limite a cafeína, principalmente se estiver amamentando. Mantenha-se hidrata tomando bastante água.
-
Aceite ajuda. Cuidar de um novo bebê pode ser extremamente cansativo. Não tenha medo de pedir ajuda a outras pessoas. Permita que a família e os amigos ajudem com as tarefas domésticas, refeições e lavanderia, para que você e seu parceiro tenham tempo para se relacionar com o bebê. Se precisar de mais ajuda, converse com o profissional da saúde sobre outras opções.
Próxima consulta em: ____________________
OBSERVAÇÕES PARA OS PAIS: