Lidando com o seu diagnóstico de um problema de saúde crônico
Se você tem um problema de saúde crônico, você tem um problema que pode não passar com o tempo. Doença cardíaca, asma, artrite e diabetes são só alguns dos problemas crônicos que existem. Embora seu problema possa não ter cura, você pode ser proativo no sentido de cuidar da sua saúde.
Lidando com o seu diagnóstico
Caso tenha acabado de descobrir sobre o seu problema de saúde, pode estar sentindo raiva, depressão ou medo. Ou pode sentir-se aliviado só de saber o que está ocorrendo. Mesmo que já tenha descoberto o seu problema de saúde há um tempo, ajustar-se a ele pode ser difícil. Porém, aprender sobre o seu problema pode ajudá-lo a lidar com ele. Procure livros confiáveis e atualizados na sua biblioteca local ou na internet. Peça ao seu médico recursos virtuais que forneçam informações confiáveis e atualizadas. Ou entre em contato com um grupo confiável focado no seu problema específico.

Aceitando as mudanças
Mudanças são difíceis para a maioria das pessoas. No entanto, você pode estar enfrentando várias mudanças neste momento. A sua dieta e o seu trabalho podem mudar. O seu humor e até os seus sintomas podem variar de um dia para o outro. Não é fácil. Porém, aprender a aceitar mudanças pode ajudá-lo a sentir-se mais no controle.
Considere pedir ajuda a parentes e amigos de confiança. Lembre-se de que talvez eles não saibam muito sobre o seu problema. Eles podem precisar de informações para entender pelo que você está passando. Quanto mais eles entenderem, mais poderão apoiá-lo.
Retomando o controle
Sentir que está no controle pode facilitar a convivência com o seu problema. Converse sobre as opções de tratamento com o seu médico. Quanto mais você souber, mais proativo poderá ser no seu tratamento.
Algumas pessoas que sofrem de doenças crônicas graves acham as seguintes estratégias úteis para lidar com o problema:
-
Anote todas as suas dúvidas e leve-as às suas consultas com o médico para saná-las. Considere levar um amigo ou parente de confiança às consultas.
-
Pergunte ao seu médico que medidas específicas você pode tomar para melhorar sua saúde.
-
Tente cuidar das partes da sua vida que estão sob o seu controle. Por exemplo, opte por refeições saudáveis, pratique os exercícios que consegue fazer, tome os medicamentos conforme receitados e passe menos tempo com pessoas que não oferecem apoio.
De agora em diante
Você pode estar se perguntando se um dia conseguirá fazer as coisas que sempre fez. Isso depende da sua idade, do seu problema e das suas metas. Para aproveitar cada dia ao máximo, tente criar laços de afeto, seja proativo, limite o ganho de peso, evite fumar e beber álcool em excesso, e siga uma dieta saudável. Pense em fazer terapia se estiver com dificuldade de lidar com o diagnóstico e sentir um aumento dos sentimentos de tristeza ou frustração. Pode ser difícil às vezes. Porém, também faça o que for possível para manter seu senso de humor.