Health Encyclopedia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Entendendo a esquizofrenia

A esquizofrenia é um distúrbio cerebral grave e intrigante. Ela muda drasticamente a maneira como uma pessoa pensa, age e sente. Ela pode atrapalhar cada vida que toca. E pode causar muita dor emocional. Se você ou uma pessoa querida sofrer de esquizofrenia, não perca as esperanças. Por enquanto, não há cura. Mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas. Há também muitos serviços de apoio para pessoas com esta condição e suas famílias. Esta ficha apresenta uma introdução à esquizofrenia.

Homem conversando com profissional de saúde mental.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de esquizofrenia variam bastante. Pessoas com esse transtorno podem ver ou ouvir coisas que não existem. Ou podem acreditar firmemente em algo que não é verdade. Às vezes, podem ficar quietas, apáticas e retraídas. Podem ter pouco contato visual e podem parecer não responder. Em outros momentos, podem falar ou agir de maneiras estranhas.

A quem isso afeta?

A esquizofrenia afeta homens e mulheres. Ela pode atingir pessoas de todas as raças, culturas e rendas. Ela geralmente começa no início da idade adulta. Ela pode acontecer com jovens ainda na escola. Eles podem não ter aprendido certas habilidades para a vida. E podem não ter a chance de construir carreiras ou relacionamentos duradouros.

O que causa a esquizofrenia?

As causas da esquizofrenia não são totalmente conhecidas. Provavelmente, há muitos fatores envolvidos. Por exemplo, parece que a esquizofrenia é de família. O transtorno pode ser desencadeado por eventos traumáticos. Determinadas substâncias químicas no cérebro também têm uma função importante. A estrutura cerebral é diferente em pessoas com esquizofrenia.

Como encontrar ajuda

Os primeiros sinais de esquizofrenia podem ser preocupantes ou até mesmo chocantes. Você pode achar difíceis de lidar. Isso é normal. Você não precisa enfrentar esse problema sozinho. Aprender mais sobre esquizofrenia e frequentar grupos de apoio familiar podem ajudar. Eles podem oferecer a você orientação e suporte. Consulte o seu médico, hospital local ou clínica de saúde mental para saber quais são os recursos disponíveis na sua região.

Geralmente, a esquizofrenia apresenta desafios para a vida toda. Mas novos tratamentos e apoio de outras pessoas podem dar esperança.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer