Prevenindo o traumatismo craniano abusivo
Sacudir, bater, atirar ou deixar um bebê cair é muito perigoso. Isso causa um problema grave chamado de traumatismo craniano abusivo (TCA), que inclui a síndrome do bebê sacudido. O TCA é uma forma grave de abuso físico infantil. Ele pode causar danos cerebrais graves e até morte. Pode ser muito frustrante quando um bebê não para de chorar. O estresse de cuidar de um bebê é grande para os pais. Pode ser ainda mais estressante se o bebê estiver doente. Porém, independentemente do seu nível de frustração, cansaço ou raiva, você nunca deve sacudir, bater, atirar ou deixar o bebê cair. O TCA pode ser evitado.
Por que é um problema?
Quando se sacode, bate, atira ou deixa um bebê cair, o cérebro move-se de um lado para o outro dentro do crânio. Mesmo só um pouco de força pode fazer com que o cérebro atinja a parede interna do crânio. Os músculos do pescoço de um bebê não conseguem aguentar o estresse de ser sacudido. Isso pode resultar em sangramento e inchaço dentro do crânio. Pode resultar em danos permanentes ao cérebro, distúrbios de aprendizagem, deficiência intelectual, cegueira, surdez, convulsões, paralisia, coma ou morte. Bebês que sobrevivem a um TCA provavelmente precisarão de cuidados médicos pelo resto da vida. Praticamente todas as vítimas de TCA sofrem graves consequências para a saúde em longo prazo.
 |
Se um bebê for sacudido, o cérebro pode atingir as paredes do crânio. |
Em caso de frustração
Se sentir que está chegando no limite, lide com a situação da seguinte forma:
-
Entenda que o choro do bebê é pior nos primeiros meses de vida, mas melhora à medida que o bebê cresce.
-
Coloque o bebê em um lugar seguro, como em um berço, mesmo que ele esteja chorando.
-
Respire fundo. Saia de perto. Conte até 10. Faça tudo o que for necessário para se acalmar.
-
Permita que outras pessoas ajudem a cuidar do bebê. Reveze com o seu parceiro ou a sua parceira, os avós do bebê ou outros parentes.
-
Certifique-se de que o bebê esteja alimentado e com a fralda seca. Alimente o bebê lentamente. Coloque o bebê para arrotar com frequência. Cante ou converse calmamente com o bebê. Balance o bebê suavemente ou caminhe com ele. Segure o bebê contra a sua pele descoberta (pele a pele). Leve o bebê para passear em um carrinho ou de carro.
-
Converse com o pediatra do bebê sobre o que está causando o choro. Pode haver um problema de saúde ou outra questão que está fazendo o bebê chorar mais que o normal. O pediatra também pode dar dicas de como consolar o bebê quando ele chorar.
-
Se o pediatra do bebê achar que ele só está irritadiço, saiba que não é culpa sua. O seu bebê sairá dessa fase de irritabilidade com o passar do tempo. Não significa que você não está fazendo um bom trabalho ou que o bebê não te ama. Bebês saudáveis podem chorar de 1 a 2 horas por vez.
-
Se não estiver aguentando mais, converse com o pediatra do bebê sobre opções de creche, terapia ou outros recursos que podem ajudar.
-
Ligue para a Linha Direta Nacional de Abuso Infantil da Childhelp pelo número 800-422-4453. O operador treinado pode ajudar você a lidar com a frustração para que não machuque o bebê.
-
Nunca deixe um bebê sozinho com alguém que fique irritado facilmente, seja mal-humorado ou tenha um histórico de violência.
Essas dicas também devem ser compartilhadas com todos os cuidadores do seu bebê, pois babás e parceiros geralmente ficam frustrados quando o bebê não para de chorar.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.