Reação de ansiedade
A ansiedade é a sensação que todos temos quando achamos que algo ruim pode acontecer. É uma reação normal ao estresse. Geralmente, ela só causa uma reação leve. Porém, quando a ansiedade é mais grave, ela pode interferir no cotidiano. Em alguns casos, você pode nem saber por que está ansioso. A ansiedade parece ter gatilhos mentais e físicos. Você pode se estressar com assuntos relacionados ao lar ou à família. Ou às relações profissionais e sociais. A ansiedade tende a ser hereditária. Isso pode indicar que está relacionada aos genes.
Durante uma reação de ansiedade, você pode se sentir:
-
Impotente
-
Nervoso
-
Deprimido
-
Ranzinza
O seu corpo pode apresentar sinais de ansiedade de várias formas. Você pode ter:
Cuidados em casa
Tente descobrir os fatores que trazem ansiedade à sua vida. Isso pode não ser óbvio. Eles podem incluir:
-
As dificuldades da vida cotidiana. Podem incluir engarrafamentos, compromissos perdidos ou problemas no carro.
-
Grandes mudanças de vida. Pode referir-se a mudanças boas, como um novo filho ou uma promoção no trabalho. Também pode se referir a mudanças difíceis na vida, como ficar desempregado ou perder um ente querido.
-
Sobrecarga. Refere-se ao sentimento de que você assumiu responsabilidades demais. E que não consegue cumprir todas elas.
-
Sensação de impotência. Você pode sentir que não tem nenhum poder de controle ou escolha. Pode achar que os seus problemas não podem ser solucionados.
Observe como o seu corpo reage ao estresse. Isso pode ajudar a agir antes que o estresse gere ansiedade. Quando possível, implemente mudanças para reduzir as fontes do seu estresse. Porém, muitas vezes, não é possível evitar os estresses da vida. É importante aprender a lidar com o estresse para reduzir a ansiedade. Existem vários métodos comprovados que reduzem a ansiedade. Eles incluem:
-
Exercícios
-
Boa nutrição
-
Dormir o suficiente
-
Métodos de relaxamento
-
Exercícios de respiração
-
Visualização
-
Biofeedback
-
Meditação
-
Terapia
-
Medicamentos
Para obter mais informações, converse com o seu médico. Ou consulte a internet ou a sua biblioteca ou livraria local. Você encontrará diversos livros impressos e em áudio sobre o assunto.
Cuidados de acompanhamento
Se achar que a sua ansiedade não está melhorando com a autoajuda, ligue para o seu médico. Ou marque uma consulta com um terapeuta. Você pode precisar de terapia de curto prazo ou medicamentos para ajudar a lidar com a ansiedade.
Ligue para a emergência
Ligue para a emergência nos seguintes casos:
-
Dificuldade para respirar
-
Confusão
-
Sonolência ou dificuldades para despertar
-
Desmaio
-
Frequência cardíaca acelerada
-
Convulsão
-
Nova dor no peito que fica mais grave, dura mais ou espalha-se para os ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas
Ligue ou envie uma mensagem de texto para 988 se estiver pensando em se ferir ou ferir outras pessoas. Você será encaminhado a profissionais qualificados para casos de crise da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio. Uma opção de chat virtual também está disponível em www.suicidepreventionlifeline.org. Você também pode entrar em contato pelo número 800-273-TALK (800-273-8255). Esse serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia.
Quando procurar um médico
Ligue para o seu médico imediatamente em qualquer um dos seguintes casos:
-
Sintomas que não melhoram ou que pioram, como sentimentos de desesperança ou tristeza profunda
-
Dor de cabeça intensa que não passa depois de descansar e tomar medicamentos leves para dor
A Linha Nacional de Prevenção do Suicídio está disponível pelo número 800-273-TALK (800-273-8255). Esse serviço está disponível 24 horas por dia e oferece apoio gratuito e confidencial. O serviço também inclui um chat virtual em www.suicidepreventionlifeline.org.