Infecções do trato urinário em mulheres
As infecções do trato urinário (ITUs) são mais frequentemente causadas por bactérias. Essas bactérias entram no trato urinário. As bactérias podem vir de dentro do corpo. Ou elas podem passar da pele externa do reto ou vagina para a uretra. A anatomia feminina facilita a entrada de bactérias do intestino no trato urinário da mulher. Essa é a fonte mais comum de ITUs. Isso significa que as mulheres desenvolvem ITUs com mais frequência do que os homens. Dor no trato urinário ou ao redor é um sintoma comum de ITU.
A maioria das ITUs é tratada com antibióticos. Esses medicamentos matam as bactérias. O tempo necessário que você precisa tomar o medicamento depende do tipo de infecção. Pode ser apenas 3 dias. Se você tiver ITUs repetidamente, pode precisar de um antibiótico em baixa dosagem por vários meses. Tome os antibióticos exatamente conforme indicado. Não pare de tomá-los até que tenham acabado. Se você parar de tomar o antibiótico muito cedo, a infecção pode não desaparecer. Você também pode desenvolver resistência ao antibiótico. Isso pode dificultar muito o tratamento no futuro.
Cuidados em casa
As mudanças de estilo de vida abaixo irão ajudar você a se livrar da sua ITU. Elas também podem ajudar a prevenir futuras ITUs:
-
Beba bastante líquido. Isso inclui água, suco ou outras bebidas sem cafeína. Os líquidos ajudam a lavar as bactérias do seu corpo.
-
Esvazie sua bexiga. Sempre esvazie a bexiga quando sentir vontade de fazer xixi. E sempre faça xixi antes de dormir. A urina que fica na sua bexiga pode causar infecção. Tente fazer xixi antes e depois da relação sexual também.
-
Pratique uma boa higiene pessoal. Limpe-se da frente para trás depois de usar o banheiro. Isso ajuda a evitar que as bactérias entrem na uretra.
-
Use preservativo durante a relação sexual. Eles ajudam a prevenir infecções do trato urinário causadas por bactérias sexualmente transmissíveis. Também não use espermicidas durante a relação sexual. Eles pode aumentar o risco de ITU. Escolha outras formas de contracepção. Para mulheres que tendem a ter infecções do trato urinário após a relação sexual, pode-se usar uma dose baixa de um antibiótico preventivo. Tenha certeza de discutir esta opção com seu médico.
-
Experimente suplementos holísticos, como comprimidos de cranberry e D-manose. Eles podem ajudar a prevenir ITUs.
-
Experimente estrogênio vaginal tópico. Ele pode ser usado para ajudar a prevenir ITUs, caso já tenha passado pela menopausa.
Cuidados de acompanhamento
Faça o acompanhamento com seu médico conforme recomendado. Ele pode fazer exames para confirmar que a infecção passou. Se necessário, mais tratamento pode ser iniciado.
Quando procurar ajuda médica
Ligue para o seu médico imediatamente nos seguintes casos:
-
Urinar com frequência
-
Dor ou queimação ao urinar
-
Febre de 38 °C (100,4 °F) ou superior, ou conforme indicado pelo seu médico
-
Urina de coloração escura, turva ou avermelhada. Isso pode indicar a presença de sangue na urina.
-
Urina com odor desagradável
-
Dor mesmo quando não está urinando
-
Cansaço
-
Dor na barriga (abdome), abaixo do umbigo, ou nas costas ou flancos, abaixo das costelas
-
Náuseas ou vômito
-
Urgência extrema de urinar, mas só sai uma pequena quantidade
-
Pressão desconfortável acima do osso púbico
-
Sensação de confusão ou muito cansaço (em idosas)
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.