Por que fazer um exame de Papanicolau?
O exame de Papanicolau procura sinais precoces de câncer no colo do útero. Alterações iniciais em células cervicais não causam sintomas. Muitas vezes, a única forma de encontrá-las é por meio do exame de Papanicolau. O exame de Papanicolau pode encontrar esses problemas em estágio precoce, quando são mais fáceis de tratar. Os exames de Papanicolau também podem encontrar algumas infecções no colo do útero e na vagina.

O que é o exame de Papanicolau?
O exame de Papanicolau é um procedimento que ajuda a encontrar mudanças no colo do útero que podem levar a um câncer. O colo do útero é a parte do útero que se abre para a vagina. Nesse exame, uma pequena amostra de células é coletada do colo do útero. Isso é feito na clínica do seu médico. Em seguida, as células são examinadas em laboratório. O exame de Papanicolau é um procedimento seguro. Demora apenas alguns minutos e causa pouco ou nenhum desconforto.
Associação com o HPV
O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus transmissíveis por contato da pele e pelo sexo. Alguns tipos causam mutações celulares (displasia) no colo do útero que podem levar a um câncer. Aliás, a infecção por HPV é o maior fator de risco do câncer de colo do útero. Agora, os médicos já podem detectar a presença do HPV. Os exames de HPV geralmente são feitos com o exame de Papanicolau. É por isso que é tão importante fazer exames de Papanicolau quando aconselhados pelo seu médico. Isso ajuda a garantir que quaisquer células anormais sejam encontradas. Elas podem ser tratadas antes que virem um câncer.
Quem precisa fazer o exame de Papanicolau e o exame de HPV?
Pergunte ao seu médico:
-
Quando começar a fazer os exames de Papanicolau
-
Se você precisa fazer um exame de HPV ao mesmo tempo
-
Com que frequência fazer os exames
A Sociedade Americana do Câncer aconselha:
-
Faça o seu primeiro exame de Papanicolau aos 21 anos de idade e, posteriormente, a cada 3 anos até os 29 anos. Não é aconselhável fazer exames de HPV durante esse período. Porém, eles podem ser feitos no caso de um exame de Papanicolau anormal.
-
A partir dos 30 anos de idade, faça um exame de Papanicolau junto com um exame de HPV a cada 5 anos. Isso deve ser feito até os 65 anos de idade. Outra opção para pessoas de 30 a 65 anos de idade é fazer apenas o exame de Papanicolau a cada 3 anos.
-
Se tiver um risco alto de câncer de colo do útero, você pode precisar de outro cronograma de exames. Os fatores de risco incluem ser portadora de HIV, um sistema imune enfraquecido ou exposição ao medicamento dietilestilbestrol enquanto estava no ventre da sua mãe. Converse com seu médico sobre o melhor cronograma para você.
-
Se você tiver mais de 65 anos e tiver feito exames periódicos nos últimos 10 anos sem nenhum resultado anormal nos últimos 20 anos, você pode parar de fazer os exames.
-
Caso tenha tido histerectomia com remoção do colo do útero, pode parar de fazer os exames, a menos que isso tenha sido feito para tratar um câncer ou pré-câncer de colo de útero. Caso ainda tenha o seu colo do útero, você precisa fazer os exames conforme as orientações acima.
-
Exames de rotina não precisam ser feitos todos os anos. Porém, se um exame tiver um resultado anormal, o seu médico dirá com que frequência você precisa fazer os exames.
-
Pessoas que tomaram a vacina contra o HPV também precisam seguir estas orientações.
-
Caso tenha tido câncer de colo do útero, converse com o seu médico sobre o plano de exames mais ideal para você.
Online Medical Reviewer:
Donna Freeborn PhD CNM FNP
Online Medical Reviewer:
Heather M Trevino BSN RNC
Online Medical Reviewer:
Irina Burd MD PhD
Date Last Reviewed:
12/1/2022
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. Todos os direitos reservados. Estas informações não pretendem substituir cuidados médicos profissionais. Siga sempre as instruções do seu profissional da área de saúde.