Check-up do bebê: 4 meses
No check-up de quatro meses, a saúde o profissional de saúde fará um exame no bebê. Eles perguntarão como as coisas estão indo em casa. Isso A folha descreve um pouco do que se pode esperar.

Desenvolvimento e marcos
O profissional de saúde perguntará perguntas sobre o bebê. Ele acompanhará o bebê para ter uma ideia do que ele desenvolvimento. Nessa consulta, a maioria dos bebês pode:
-
Segure a cabeça.
-
Use o braço para balançar os brinquedos.
-
Segure um brinquedo quando colocá-lo na mão.
-
Fazer sons como “oooo” e “ahh”.
-
Sorria quando tenta fazê-las rir.
-
Vire a cabeça em direção ao som da voz.
-
Levar as mãos para boca.
-
Sorria por conta própria para chamar a atenção de um cuidador.
Dicas de alimentação
Para ajudar o bebê a comer bem:
-
Continuar alimentando o bebê com leite materno ou fórmula láctea. À noite, alimente-se quando o bebê acorda. Nessa idade, há podem ser períodos de sono mais longos sem alimentação. Tudo bem. Apenas certifique-se o bebê está bebendo o suficiente durante o dia e está crescendo bem.
-
Sessões de amamentação devem duram cerca de 10 a 15 minutos. Com uma mamadeira, aumente lentamente a quantidade de mama leite ou fórmula láctea que você dá ao bebê. A maioria dos bebês bebe cerca de 4 a 6 onças. Mas isso pode variar.
-
Se você estiver preocupado com como ou com que frequência o bebê come, converse com o médico.
-
Pergunte ao médico se o bebê deve tomar vitamina D.
-
Pergunte quando você deve começar alimentar o bebê com alimentos sólidos. Bebês a termo saudáveis podem começar a comer de maneira macia ou alimentos em purê por volta dos seis meses de idade.
-
Muitos bebês ainda regurgitam após a alimentação aos quatro meses de idade. Na maioria dos casos, isso é normal. Converse com o se você vir uma mudança súbita nos hábitos alimentares do seu bebê.
Dicas de higiene
-
Alguns bebês coçam algumas vezes por dia. Outros cocô apenas uma vez a cada dois a três dias. Qualquer coisa nessa faixa é normal.
-
Não há problema se o bebê defecar menos frequente do que a cada dois a três dias se o bebê estiver saudável. Mas se sua bebê também fica inquieto, regurgita mais do que o normal, come menos do que o normal ou tem fezes muito duras, informe o profissional de saúde. Seu bebê pode estar com constipação. Isso significa que elas não conseguem defecar.
-
As fezes do bebê podem variar em cor de amarelo-mostarda a marrom a verde. Se o bebê começou a comer sólido alimentos, as fezes mudarão tanto na textura quanto na cor.
-
Tome banho com o bebê sobre 3 vezes a semana. Tomar banho com muita frequência pode secar a pele. Nunca deixe o bebê sozinho ou ao redor da água.
-
Limpar as gengivas e os dentes do bebê (assim que vir o primeiro dente) duas vezes ao dia. Use um pano macio ou escova de dentes macia e uma pequena quantidade de pasta de dentes com flúor (não maior que um grão de arroz).
Dicas para dormir
Aos quatro meses de idade, a maioria dos bebês dormir cerca de 15 a 18 horas por dia. Bebês dessa idade dormem por estirão curto ao longo do dia, em vez de horas por vez. Isso provavelmente mudará ao longo do nos próximos meses, à medida que o bebê se acomoda em horários regulares de cochilos. Além disso, é normal que bebê deve ficar inquieto antes de ir para a cama durante a noite (por volta das 18h às 21h). Para ajudar seu bebê dormir com segurança e som:
-
Colocar o bebê de costas para todos os que dormem até que a criança tenha um ano de idade. Usar uma superfície firme, plana, não inclinada superfície do sono. Isso pode reduzir o risco de SMSI (síndrome da morte súbita infantil). Ela também reduz o risco de respirar líquidos (aspiração) e engasgar. Nunca coloque o bebê de lado ou de bruços para dormir ou cochilar. Se o bebê estiver acordado, permita eles ficam de bruços enquanto houver supervisão. Isso os ajuda a desenvolver músculos fortes da barriga e do pescoço. Ele também ajudará a reduzir o achatamento da cabeça. Isso pode acontecer quando os bebês passam muito tempo de costas.
-
Pergunte ao profissional de saúde se você deve deixar seu bebê dormir com uma chupeta. Dormir com uma chupeta tem demonstrou reduzir o risco de SMSI. Mas não deve ser oferecida até depois amamentação já foi estabelecida. Se o bebê não quiser a chupeta, não tentar forçá-los a tomá-lo.
-
Enrolar o bebê firmemente um cobertor (enfaixado) nessa idade pode ser perigoso. Se um bebê estiver enrolado e rolar sobre o estômago, eles podem sufocar. Não use cobertores enrolados. Em vez disso, use um cobertor para manter o bebê aquecido com os braços livres.
-
Não coloque um amortecedor no berço, travesseiro, cobertores soltos ou animais de pelúcia no berço. Estes podem sufocar bebê.
-
Não coloque o bebê em um sofá ou cadeira para dormir. Dormir em um sofá ou cadeira de braço coloca o bebê em um risco muito maior de morte, incluindo SMSI.
-
Não use assentos infantis, carro assentos, carrinhos de bebê, portadores de bebês ou balanços de bebês para dormir de rotina e diariamente cochilos. Eles podem causar bloqueio (obstrução) das vias aéreas do bebê ou asfixia.
-
Não compartilhe a cama (dormir em conjunto) com o bebê. Foi demonstrado que compartilhar a cama aumenta o risco de SMSI. A Academia Americana de Pediatria aconselha que os bebês durmam no mesmo quarto que seus pais, perto da cama dos pais, mas em uma cama separada ou berço apropriado para bebês. Essa configuração para dormir é aconselhada idealmente para o primeiro ano do bebê, mas pelo menos nos primeiros seis meses.
-
Sempre coloque berços, berços e jardim de brincar em áreas sem risco. Isso é para reduzir o risco de estrangulamento. Certifique-se de que não haja fios, cordas ou janelas pendentes coberturas.
-
Esta é uma boa idade para começar um rotina na hora de dormir. Ao fazer as mesmas coisas todas as noites antes de dormir, o bebê aprende na hora de dormir. Por exemplo, sua rotina na hora de dormir pode ser um banho, seguido por alimentação, seguido por dormir.
-
Não há problema em deixar o bebê chorar na cama. Isso pode ajudar o bebê a aprender a dormir durante a noite. Conversar com o profissional de saúde sobre quanto tempo deixar o choro continuar antes de você ir dentro.
-
Se você tiver dificuldade em para o bebê dormir, peça dicas ao médico.
Dicas de segurança
-
Nessa idade, os bebês começam a colocar coisas na boca. Não deixe o bebê ter acesso a nada pequeno o suficiente para engasgar. Como regra, um item pequeno o suficiente para caber dentro de um papel higiênico tubo pode causar o engasgo da criança.
-
Quando a mulher toma o bebê ao ar livre, não fique muito tempo sob luz solar direta. Manter o bebê coberto ou entrar a sombra. Pergunte ao médico do bebê se não há problema em colocar protetor solar a pele do bebê.
-
No carro, coloque sempre bebê em uma cadeirinha voltada para trás. Isso deve ser fixado no banco de trás. Seguir as direções que acompanham a cadeirinha. Nunca deixe o bebê sozinho no carro.
-
Não deixe o bebê em um superfície alta, como uma mesa, cama ou sofá. O bebê pode cair e se machucar. Além disso, não coloque o bebê em um assento flutuante sobre uma superfície alta.
-
Os andadores com rodas não são aconselhado. Estações de atividade temporárias (não em movimento) são mais seguras. Conversar com a saúde profissional de saúde se você tiver dúvidas sobre para quais brinquedos e equipamentos são seguros o bebê.
-
Irmãos mais velhos podem segurar e brincar com o bebê, desde que um adulto supervisione.
-
Nunca sacuda, bata ou jogue o bebê. Isso pode causar lesão no cérebro do bebê. Pode haver momentos em que o bebê está chorando e a mulher estão se sentindo cansadas, frustradas ou até mesmo com raiva. A melhor coisa a fazer é colocar seu bebê no berço e fazer uma pausa para si mesmo ou pedir ajuda da família ou amigos.
Vacinas
Com base nas recomendações do Os CDC, nesta visita, seu bebê pode receber as seguintes vacinas:
-
Difteria, tétano e coqueluche
-
Tipo de Haemophilus influenzae b
-
Pneumococcus
-
Poliomielite
-
Rotavírus
-
Vírus sincicial respiratório Anticorpo monoclonal (VSR)
Pergunte ao médico do bebê quais injeções são aconselhadas visita. Ter o bebê totalmente vacinado também ajudará a reduzir o risco de ele SMSI.
Regressar ao trabalho
Você pode já ter retornado a trabalho. Ou você pode estar se preparando para isso logo. De qualquer forma, é normal sentir ansiedade ou culpado por deixar o bebê sob os cuidados de outra pessoa. Essas dicas podem ajudar com processo:
-
Compartilhe suas preocupações com seu parceiro. Trabalhar juntos para formar um cronograma que equilibre empregos e cuidados infantis.
-
Perguntar a amigos ou parentes com crianças para recomendar um cuidador ou creche.
-
Antes de deixar o bebê com alguém, escolha com cuidado. Veja como os cuidadores interagem com o bebê. Perguntar perguntas e verificar referências. Conheça os cuidadores do bebê para poder desenvolver um relacionamento de confiança.
-
Sempre diga adeus ao seu bebê, e diga que você voltará em um determinado momento. Até mesmo uma criança tão jovem entenderá seu tom tranquilizador.
-
Se estiver amamentando, fale com o médico do bebê ou com um consultor de lactação sobre como manter fazendo isso. Muitos hospitais oferecem aulas de retorno ao trabalho e grupos de apoio para pais amamentando.
Online Medical Reviewer:
Dan Brennan MD
Online Medical Reviewer:
Stacey Wojcik MBA BSN RN
Date Last Reviewed:
2/1/2025
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.