Check-up do bebê: 6 meses
No check-up de 6 meses, o médico examinará seu bebê. Ele perguntará como estão as coisas em casa. Esta ficha descreve um pouco do que você pode esperar.
Desenvolvimento e marcos
O profissional da saúde fará perguntas sobre o seu bebê. Ele observará seu bebê para ter uma ideia de seu desenvolvimento. Nesta consulta, a maioria dos bebê:
-
Conhece pessoas familiares
-
Rola da posição de bruços para de costas
-
Apoia-se nas mãos para sentar-se
-
Balbucia e ri em resposta a palavras ou ruídos feitos por outras pessoas
-
Tenta pegar brinquedos
-
Coloca as coisas na boca para explorar
-
Fecha os lábios quando não quer mais comer
É também aos seis meses que os dentes começam a nascer em alguns bebês. Se tiver alguma dúvida sobre a dentição, pergunte ao profissional da saúde.
Dicas de alimentação
 |
Quando seu bebê já estiver acostumado a comer alimentos sólidos, introduza um novo alimento a cada poucos dias. |
Para ajudar seu bebê a se alimentar bem:
-
Comece a adicionar alimentos sólidos à dieta do bebê. No começo, os sólidos não substituirão o leite materno normal nem as mamadas com fórmula.
-
Não importa quais serão os primeiros alimentos sólidos. Não há nenhuma pesquisa atual que afirme que introduzir alimentos sólidos em qualquer ordem específica seja melhor para o bebê. Geralmente, cereais de grão único são oferecidos primeiro. Porém, legumes, verduras ou frutas coadas ou amassadas, mas com apenas um ingrediente por vez, também são boas opções.
-
Quando for dar alimentos sólidos pela primeira vez, misture-os com uma pequena quantidade de leite materno ou fórmula em uma tigela. Quando misturado, deve ter uma textura pastosa. Dê essa mistura ao bebê com uma colher. Faça isso uma vez por dia durante as primeiras 1 a 2 semanas.
-
Ao dar alimentos com apenas um ingrediente, como papinha caseira ou comprada no mercado, introduza 1 novo sabor de comida por vez. Você pode experimentar adicionar um novo sabor a cada 3 a 5 dias. Após cada novo alimento, observe se há alguma reação alérgica. As reações podem incluir diarreia, manchas na pele ou vômito. Se o seu bebê apresentar algum desses sintomas, pare de dar o alimento. Converse com o médico do seu bebê.
-
Aos 6 meses, a maioria dos bebês amamentados com leite materno precisa de fontes adicionais de ferro e zinco. O seu bebê pode beneficiar-se de alimentos feitos com carne. Esses alimentos contêm fontes de ferro e zinco que são absorvidas mais facilmente pelo corpo do bebê.
-
Dê alimentos sólidos 1 vez por dia durante as primeiras 3 a 4 semanas. Em seguida, aumente os alimentos sólidos para 2 vezes ao dia. Também continue dando a mesma quantidade de leite materno ou fórmula que dava antes.
-
Alguns alimentos, como amendoim e ovos, têm um risco alto de causar reações alérgicas. Porém, os especialistas aconselham introduzir esses alimentos por volta dos 4 a 6 meses de idade. Isso pode reduzir o risco de alergias alimentares em bebês e crianças. Se o seu bebê tolerar alimentos comuns (cereais, frutas, legumes e verduras), você pode começar a dar alimentos que podem causar reações alérgicas. Dê 1 novo alimento a cada 3 a 5 dias. Isso ajuda a detectar se algum alimento está causando uma reação alérgica.
-
Pergunte a profissional da saúde se o bebê precisa de suplementos de fluoreto.
Dicas de higiene
-
O cocô do bebê mudará depois que ele começar a comer alimentos sólidos. Pode ficar mais espesso, mais escuro e com cheiro mais forte. Isso é normal. Se tiver alguma dúvida, pergunte durante a consulta.
-
Pergunte ao médico quando o bebê deve passar pela primeira consulta com o dentista.
Dicas para dormir
Aos 6 meses de idade, um bebê dorme de 8 a 10 horas à noite sem acordar. Porém, muitos bebês nessa idade ainda acordam 1 ou 2 vezes por noite. Se o bebê ainda não dormir a noite toda, uma rotina para ir para a cama pode ajudar (veja abaixo). Para ajudar o bebê a dormir bem e com segurança:
-
Coloque o bebê para dormir de costas para baixo até que complete 1 ano. Use uma superfície firme e plana para colocar o bebê para dormir. Isso pode reduzir o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI). E reduz o risco de inspirar fluidos (aspiração) e asfixia. Nunca coloque o bebê de lado ou de bruços para dormir ou cochilar. Se o seu bebê estiver acordado, ele pode ficar de bruços por um tempo, mas sempre com supervisão. Isso ajuda a criança a desenvolver e fortalecer os músculos do pescoço e da barriga. Também ajuda a reduzir o achatamento da cabeça. Isso pode acontecer quando os bebês ficam muito tempo de costas para baixo.
-
Não coloque um protetor de berço, travesseiro, cobertores soltos ou bichos de pelúcia no berço. Eles podem sufocar o bebê.
-
Não coloque o bebê para dormir em sofás ou poltronas. Dormir em um sofá ou poltrona coloca o bebê em risco muito maior de morte, incluindo SMSI.
-
Não use cadeira infantil, cadeirinha de carro, carrinho nem balanço para dormir rotineiramente e nem para cochilos diários. Eles causar o bloqueio das vias aéreas do bebê ou sufocamento.
-
Não compartilhe a cama (dormir junto) com o bebê. Já foi demonstrado que compartilhar a cama aumenta o risco de SMSI. A Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês durmam no mesmo quarto que os pais, perto da cama deles, mas em uma cama separada ou berço apropriado para bebês. Essa forma de dormir é recomendada como ideal para o primeiro ano do bebê. Porém, ela deve ser mantida pelo menos durante os primeiros 6 meses.
-
Sempre coloque berços e chiqueirinhos em áreas livres de perigo. Isso serve para reduzir o risco de estrangulamento. Certifique-se de que não haja cabos, fios ou cortinas soltos.
-
Não coloque a criança no berço com uma mamadeira.
-
Nesta idade, alguns pais deixam os bebês chorarem até dormir. É uma escolha de cada um. Você pode querer discutir esse assunto com o profissional da saúde.
Definir uma rotina para ir para a cama
O bebê já tem idade suficiente para dormir durante a noite. Dormir a noite inteira é uma habilidade que precisa ser aprendida. Uma rotina para ir para a cama pode ajudar. Ao fazer as mesmas coisas todas as noites, você estará ensinando ao bebê qual é a hora de dormir. Talvez não note os resultados imediatamente. Porém, é importante persistir. Com o tempo, o bebê aprenderá que hora de ir para a cama é para dormir. Estas dicas podem ajudar:
-
Faça da preparação para dormir um momento especial com o bebê. Mantenha essa rotina todas as noites. Escolha um horário e tente mantê-lo todas as noites.
-
Faça atividades relaxantes antes de dormir, como um banho tranquilo e uma mamadeira depois.
-
Cante ou conte uma história de ninar ao bebê. Mesmo que o bebê seja muito pequeno para entender, sua voz irá acalmá-lo. Fale com calma, em tons baixos.
-
Não espere até que o bebê durma para colocá-lo no berço. Colocá-lo no berço enquanto ainda está acordado faz parte da rotina.
-
Mantenha o quarto escuro e silencioso. Certifique-se de que não esteja nem quente, nem frio demais. Toque músicas ou gravações de sons relaxantes, como as ondas do mar. Isso pode ajudar o bebê a dormir.
Dicas de segurança
-
Não deixe o bebê segurar nada muito pequeno que possa fazê-lo engasgar. Isso inclui brinquedos, alimentos sólidos e objetos no chão que ele pode encontrar enquanto engatinha. Como regra, tudo o que couber dentro de um tubo de papel higiênico é pequeno e pode causar asfixia de uma criança.
-
Ainda é melhor deixar o bebê longe do sol a maior parte do tempo. Aplique protetor solar no bebê conforme indicado.
-
No carro, sempre coloque o bebê em uma cadeirinha virada para trás. Ela deve ficar presa no assento traseiro. Siga as instruções que acompanham a cadeirinha. Nunca deixe o bebê sozinho no carro.
-
Não deixe o bebê em uma superfície alta, como mesas, camas ou sofás. O bebê pode cair e se machucar. Isso é ainda mais provável quando o seu bebê já sabe rolar.
-
Sempre prenda o seu bebê ao usar um cadeirão.
-
O bebê estará engatinhando em breve; portanto, certifique-se de que a sua casa esteja adaptada para crianças. Instale travas para bebês nas portas dos armários e protetores em todas as tomadas. Os bebês podem machucar-se ao agarrar e puxar alguns objetos. Por exemplo, o bebê pode puxar uma toalha de mesa ou um fio e ser golpeado por um objeto duro. Para evitar isso, verifique a segurança em todas as áreas onde o bebê fica.
-
Os irmãos mais velhos podem segurar e brincar com o bebê, desde que tenha a supervisão de um adulto.
-
Não é aconselhável usar andadores com rodas. As estações de atividades fixas (que não sem movem) são mais seguras. Se tiver dúvidas sobre quais brinquedos e equipamentos são seguros para o bebê, fale com o profissional da saúde.
Vacinas
Com base nas recomendações do CDC, nesta consulta, o seu bebê pode receber as seguintes vacinas:
-
Difteria, tétano e coqueluche
-
Haemophilus influenzae tipo b
-
Hepatite B
-
Influenza (gripe)
-
Pneumococo
-
Pólio
-
Rotavírus
-
COVID-19
-
Anticorpo monoclonal contra Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
Pergunte ao médico do bebê quais injeções são recomendadas nesta consulta. Ter o bebê totalmente vacinado também ajudará a reduzir o risco de SMSI.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.