Check-up do bebê: 9 meses
No check-up de nove meses, o profissional da saúde examinará o bebê e perguntará como estão as coisas em casa. Esta ficha descreve um pouco do que você pode esperar.
Desenvolvimento e marcos
O profissional da saúde fará perguntas sobre o seu bebê. E observará o bebê para ter uma ideia do seu desenvolvimento. Até esta consulta, provavelmente, o seu bebê estará fazendo algumas dessas coisas:
-
Entendendo a palavra “não”
-
Usando os dedos para indicar alguma coisa
-
Fazendo sons diferentes, como “dadada” ou “mamama”
-
Sentando-se sem apoio
-
Ficando em pé, segurando
-
Comendo sozinho
-
Passando itens de uma mão para a outra
-
Procurando um brinquedo depois de deixar cair
-
Engatinhando
-
Dando tchau e batendo palmas
-
Começando a se mover enquanto se segura no sofá ou em outro móvel
-
Ficando chateado quando é separado dos pais ou ficando ansioso com estranhos
Dicas de alimentação
 |
Aos 9 meses de idade, a maioria das refeições do seu bebê será composta de “alimentos para pegar com a mão". |
Aos 9 meses, a alimentação do bebê pode incluir “comida para pegar com a mão", arroz e alimentos macios (veja abaixo). O crescimento pode diminuir e o bebê começa a parecer cada vez mais magro e esguio. Isso é normal. Não significa que o bebê não está comendo o suficiente. Para ajudar seu bebê a se alimentar bem:
-
Não force o bebê a comer quando estiver satisfeito. Durante a alimentação, você consegue perceber se o bebê está satisfeito se comer mais devagar ou se afastar a colher.
-
O bebê deve comer alimentos sólidos três vezes ao dia e receber leite materno ou fórmula 4 a 5 vezes ao dia. À medida que o bebê ingere mais alimentos sólidos, ele precisará de menos leite materno ou fórmula. Aos 12 meses de idade, a maior parte da nutrição do bebê virá de alimentos sólidos.
-
Comece a dar água em uma caneca com canudinho. Caneca com alças e tampa para bebês. A caneca ainda não substitui a mamadeira, mas esta é uma boa idade para começar a usar.
-
Ainda não dê leite de vaca para o bebê. Não há problemas com outros derivados de leite, como iogurte e queijo. Esses produtos devem ser do tipo integral (não as opções sem gordura ou de baixa caloria).
-
Saiba que alimentos como mel não devem ser dados a bebês com menos de 12 meses. Antigamente, as pessoas diziam para os pais não darem alimentos que comumente desencadeavam uma reação alérgica aos bebês. Mas, hoje os especialistas acham que começar a dar esses alimentos mais cedo pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver uma alergia. Em caso de dúvidas, converse com o profissional da saúde.
-
Pergunte a profissional da saúde se o bebê precisa de suplementos de fluoreto.
Dicas de saúde
-
Se perceber mudanças repentinas nas fezes ou urina do bebê, informe ao médico. Lembre-se de que as fezes mudarão, dependendo da alimentação do bebê.
-
Pergunte ao médico quando o bebê deve passar pela primeira consulta com o dentista. Os dentistas pediátricos recomendam que a primeira consulta ocorra logo após o primeiro dente irromper acima da gengiva. Talvez seu filho não precise de cuidados odontológicos agora, mas uma consulta precoce definirá o caminho para uma saúde dentária para toda a vida.
Dicas para dormir
Aos 9 meses, o bebê ficará acordado a maior parte do dia. Provavelmente o bebê tirará uma soneca uma ou duas vezes por dia, no total de 1 a 3 horas por dia. À noite, o bebê deve dormir de 8 a 10 horas. Se o bebê dormir mais ou menos do que isso, mas parece saudável, não há com quê se preocupar. Para ajudar o bebê a dormir:
-
Acostume-o a fazer as mesmas coisas todas as noites antes de dormir. Ter uma rotina de hora de dormir ajuda seu bebê aprender quando é hora de dormir. Por exemplo, sua rotina pode ser um banho, seguido de alimentação e, depois, colocar o bebê para dormir. Escolha um horário e tente mantê-lo todas as noites.
-
Não coloque a criança no berço com uma mamadeira nem com uma caneca com canudinho.
-
Lembre-se que mesmo quem dorme bem pode começar a ter problemas para dormir nessa idade. Não há nenhum problema em colocar o bebê acordado e deixá-lo chorar até dormir no berço. Pergunte ao profissional quanto tempo você pode deixar o bebê chorar.
Dicas de segurança
À medida que o bebê se mexe mais, é importante ficar de olho. Sempre preste atenção ao que o bebê está fazendo. Acidentes acontecem em milésimos de segundo. Para manter o bebê seguro:
-
Se ainda não o fez, coloque proteção para crianças na casa. Se o bebê estiver puxando os móveis ou passeando (andando enquanto segura objetos), verifique se as peças grandes, como armários e TVs, estejam bem presas. Caso contrário, a criança pode puxar e as coisas podem cair em cima dela. Retire do alcance da criança todos os itens que possam machucá-la. Atenção a itens como toalhas de mesa ou cordões que o bebê possa puxar. Verifique a segurança em todas as áreas onde o bebê fica.
-
Não deixe o bebê segurar nada muito pequeno que possa fazê-lo engasgar. Aqui estão incluídos brinquedos, alimentos sólidos e itens no chão que ele pode encontrar enquanto engatinha. Como regra, tudo o que couber dentro de um tubo de papel higiênico é pequeno e pode causar asfixia de uma criança.
-
Não deixe o bebê em uma superfície alta, como mesa, cama ou sofá. O bebê pode cair e se machucar. Isso é ainda mais provável quando o bebê sabe rolar ou engatinhar.
-
No carro, o bebê deve continuar sentado de costas. Bebês e crianças pequenas devem viajar em cadeirinhas viradas para trás pelo maior tempo possível. Isso significa até atingirem o peso ou a altura máxima permitida para a cadeirinha. Verifique as instruções de segurança do assento. A maioria dos assentos de segurança conversíveis tem limites de altura e peso que permitem que as crianças viajem viradas para trás por dois anos ou mais.
-
Deixe o telefone do Centro de Assistência Toxicológica em um lugar de fácil acesso, como a geladeira: 800-222-1222.
Vacinas
Com base nas recomendações do CDC, nesta consulta, seu bebê pode tomar as seguintes vacinas:
-
Hepatite B
-
Pólio
-
Influenza (gripe)
Fazer uma refeição com “alimentos para pegar”
Provavelmente, seu filho de 9 meses já come alimentos sólidos há alguns meses. Se ainda não o faz, agora é a hora de começar a servir comidas que ele possa pegar. São alimentos que o bebê pode pegar e comer sem ajuda. (Supervisione sempre!) Quase qualquer alimento pode ser transformado em um alimento para pegar, desde que cortado em pedaços pequenos. Aqui vão algumas dicas:
-
Experimente pedaços de frutas e legumes frescos e macios, como banana, pêssego ou abacate.
-
Dê ao bebê um punhado de cereais sem açúcar ou alguns pedaços de macarrão cozido.
-
Corte queijo ou pão macio em pequenos cubos. Pedaços grandes podem ser difíceis de mastigar ou engolir e o bebê pode engasgar.
-
Cozinhe os legumes mais duros, como cenouras, para ficarem mais macios.
-
Não dê ao bebê nenhum alimento que possa fazê-lo engasgar. Isso é comum com alimentos do tamanho e formato da garganta da criança. Aqui estão incluídos pedaços de salsicha, balas duras, nozes, legumes crus e uvas inteiras. Pergunte ao profissional da saúde sobre outros alimentos a serem evitados.
-
Arrume um local regular para o bebê comer com o resto da família, em seu cadeirão. Pode ser um canto da cozinha ou espaço na mesa de jantar. Ofereça pedaços cortados da mesma comida que o resto da família está comendo (conforme apropriado).
-
Se tiver dúvidas sobre os tipos de alimentos a serem servidos ou sobre o tamanho dos pedaços, converse com o profissional da saúde.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.