Check-up da criança: 18 meses
No check-up de 18 meses, o médico examinará seu filho e perguntará como estão as coisas em casa. Esta ficha descreve um pouco do que você pode esperar.
Desenvolvimento e marcos
O profissional fará perguntas sobre seu filho. Ele observará seu filho para ter uma ideia de seu desenvolvimento. Nesta consulta, a maioria das crianças já está:
-
Apontando para mostrar algo interessante
-
Estendendo as mãos para que você as lave
-
Tentando dizer 3 ou mais palavras além de “mama” e “papa”
-
Tentando usar colheres
-
Bebendo de um copo sem tampa (pode derramar às vezes)
-
Seguindo comandos simples (como “traga-me um brinquedo”)
-
Caminhando sem se apoiar em alguém ou algo
-
Rabiscando
-
Imitando você realizando suas tarefas, como varrer o chão
-
Olhando páginas de livros com você
Dicas de alimentação
Você pode ter notado que seu filho ficou mais exigente com comida. Isso é normal. A quantidade que seu filho come em cada refeição ou por dia é menos importante que o padrão no decorrer de alguns dias ou semanas. Também é normal que uma criança desta idade pareça mais magra, desde que não esteja perdendo peso. Em caso de dúvidas sobre o peso ou os hábitos alimentares do seu filho, converse com o médico. Aqui vão algumas dicas para alimentar seu filho:
-
Continue servindo “comidas para pegar” nas refeições. Não deixe de oferecer novos alimentos. Muitas vezes, é preciso fazer várias tentativas antes que uma criança comece a gostar de um novo sabor.
-
Se a criança sentir fome entre as refeições, ofereça alimentos saudáveis. Legumes e frutas cortados, queijo, manteiga de amendoim e bolachas de água e sal são boas opções. Deixe salgadinhos, batatas fritas e biscoitos para ocasiões especiais.
-
Seu filho pode preferir comer pequenas quantidades mais vezes durante o dia em vez de fazer uma grande refeição principal. Isso é normal.
-
Não force seu filho a comer. Uma criança desta idade comerá quando estiver com fome. Ela provavelmente comerá mais um dia que no outro.
-
Seu filho deve beber cada vez menos leite integral. A maioria das calorias deve vir de alimentos sólidos.
-
Além do leite, água é a melhor bebida. Limite os sucos de fruta. Ofereça apenas sucos 100% da fruta. Você também pode adicionar água ao suco. E não dê refrigerantes ao seu filho.
-
Não deixe seu filho ficar andando com comida ou mamadeiras. Isso é um risco de sufocamento e também pode fazer seu filho comer demais quando crescer.
Dicas de higiene
-
Escove os dentes do seu filho, pelo menos, uma vez por dia. Duas vezes ao dia é ideal, por exemplo, depois do café da manhã e antes de dormir. Use um pouquinho de pasta de dente com flúor, não mais que um grão de arroz. Use uma escova de dentes de bebê com cerdas macias.
-
Pergunte ao médico quando seu filho deve passar pela primeira consulta com o dentista. A maioria dos dentistas pediátricos recomenda que a primeira consulta ocorra até 6 meses após o primeiro dente surgir acima da gengiva, mas não depois do primeiro aniversário.
-
Algumas crianças começam a mostrar sinais de que estão prontas para aprender a usar o troninho aos 18 a 24 meses. Os sinais de que estão prontas incluem:
-
Capacidade de andar sozinha
-
Períodos secos mais longos (maior controle da bexiga e do intestino)
-
Mais desconforto com fraldas sujas
-
Capacidade de dizer quando precisa ir ao banheiro
-
Capacidade de seguir comandos simples (mais perto dos 24 meses)
Dicas para dormir
Aos 18 meses de idade, seu filho pode estar tirando apenas 1 cochilo e provavelmente dormindo cerca de 10 a 12 horas por noite. Se ele dormir mais ou menos que isso, mas parecer saudável, não se preocupe. Para ajudar a criança a dormir:
-
Certifique-se de que seu filho faça atividade física suficiente durante o dia. Isso ajuda seu filho dormir bem. Converse com o médico se precisar de ideias de brincadeiras ativas.
-
Siga uma rotina para dormir todas as noites, como escovar os dentes e, depois, ler um livro. Tente manter o mesmo horário na hora de dormir.
-
Não coloque a criança no berço com alguma coisa para beber.
-
Se fazer seu filho dormir durante a noite for um problema, peça dicas ao médico.
Dicas de segurança
 |
Coloque travas nas portas dos armários para manter seu filho seguro. |
As recomendações para manter seu filho seguro incluem:
-
Não deixe seu filho brincar fora de casa sem supervisão. Ensine-o a tomar cuidado com carros. Seu filho deve sempre segurar a mão de um adulto para atravessar a rua ou em estacionamentos.
-
Proteja seu filho de quedas com telas rígidas nas janelas e portões na base e no topo das escadas. Supervisione seu filho nas escadas.
-
Se tiver piscina em casa, ela deve ser cercada. Portões ou portas levando à piscina devem ser fechados e trancados. Nunca deixe seu filho sem supervisão perto de água. Isso inclui banheiras e baldes cheios de água.
-
Nesta idade, as crianças são bem curiosas. Provavelmente, encontrarão itens perigosos. Deixe os armários trancados. Mantenha produtos de limpeza e medicamentos em armários trancados, fora da visão e do alcance. Tampe as tomadas elétricas não utilizadas. Proteja todos os móveis.
-
Cuidado com os itens pequenos o suficiente para engasgar. Como regra, tudo o que couber dentro de um tubo de papel higiênico é pequeno e pode causar asfixia de uma criança.
-
No carro, sempre coloque a criança em uma cadeirinha no banco de trás. Bebês e crianças pequenas devem viajar em cadeirinhas viradas para trás pelo maior tempo possível. Isso significa até que atinjam o peso ou altura máxima permitida. Verifique as instruções de segurança do assento. A maioria dos assentos de segurança conversíveis tem limites de altura e peso que permitem que as crianças viajem viradas para trás por dois anos ou mais.
-
Ensine seu filho a ser gentil e ter cuidado com cães, gatos e outros animais. Sempre supervisione seu filho perto de animais, até mesmo se forem da família.
-
Mantenha seu filho longe de objetos quentes. Não deixe líquidos quentes na mesa ao alcance do seu filho ou com panos de mesa que seu filho possa puxar.
-
Caso tenha arma, guarde-a sempre em um local trancado, com a arma descarregada e fora do alcance do seu filho.
-
Deixe o telefone do Centro de Assistência Toxicológica em um lugar de fácil acesso, como a geladeira: 800-222-1222.
-
Limite o tempo de tela. Tempo de tela (TV, tablets, telefones) não é recomendado para crianças menores de 2 anos. Limite o tempo de tela a videochamadas com entes queridos.
Vacinas
Com base nas recomendações do CDC, nesta consulta, a criança pode tomar as seguintes vacinas:
Prepare-se para a crise dos dois anos
Você já deve ter ouvido falar da crise dos dois anos. Muitas crianças ficam mais agitadas e difíceis de lidar por volta dos 2 anos. Aliás, você já deve ter começado a notas mudanças de comportamento. Aqui está o que você pode esperar e dicas de como lidar:
-
Seu filho ficará mais independente e teimoso. É comum testar os limites para ver até onde ele pode ir. Você pode ouvir muitos “nãos”, mesmo quando a criança quer dizer que sim. Seja claro e consistente. Lembre-se de que você é o pai ou a mãe, e você faz as regras. Lembre-se de que você é o adulto. Portanto, tente manter a calma mesmo se seu filho estiver fazendo birra.
-
Esta é uma idade em que as crianças muitas vezes não sabem como expressar o que querem. Por esse motivo, elas podem reagir com frustração. Seu filho pode choramingar, chorar, gritar, chutar, morder ou bater. Dependendo da personalidade da criança, as birras podem ser raras ou frequentes. As birras ocorrem menos conforme a criança aprende a expressar-se com palavras. A maioria das birras só dura alguns minutos. Se as birras do seu filho durarem muito mais que isso, converse com o médico.
-
Faça todo o possível para ignorar as birras. Garanta que a criança esteja em um lugar seguro e fique de olho nela. Porém, não interaja até que a birra tenha terminado. Isso ensina à criança que birras não são a melhor forma de chamar atenção. Muitas vezes, levar seu filho para uma área privada, longe da atenção dos outros, ajuda a resolver a birra.
-
Mantenha a calma e tente não ficar bravo. Lembre-se de que você é o adulto. Dê o exemplo de como comportar-se quando você está frustrado. Nunca bata nem grite com seu filho durante ou depois de uma birra.
-
Quando quiser que seu filho pare o que estiver fazendo, tente distraí-lo com uma nova atividade ou objeto. Você também pode pegar a criança no colo e ir a outro lugar.
-
Escolha suas batalhas. Não vale a pena brigar por tudo. Um problema é mais importante quando a saúde ou segurança do seu filho ou outra criança está em risco.
-
Converse com o médico sobre outras dicas de como lidar com o comportamento do seu filho.
Date Last Reviewed:
5/1/2020
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.