Comprimidos para diabetes podem ajudar a controlar a sua glicemia. Esses comprimidos não são de insulina. Eles agem para controlar a sua glicemia de formas diferentes. Você pode precisa tomar uma combinação de medicamentos. Sempre siga as orientações do seu médico.
Alguns comprimidos podem aumentar seu risco de glicemia baixa (hipoglicemia). Fique atento aos sintomas de glicemia baixa (confira abaixo). Ligue para o seu médico se ficar com glicemia baixa com frequência.
Tipos de comprimido para diabetes
Biguanidas
São comprimidos que ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Eles diminuem a quantidade de açúcar produzida pelo fígado. Esse medicamento não faz com que o seu pâncreas produza insulina. Ele ajuda o corpo a usar melhor a insulina. Eles geralmente são tomados durante ou depois de cada refeição. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
Caso tome esses comprimidos há muito tempo, verifique os seus níveis de vitamina B12 com frequência. Isso é ainda mais importante se você tiver anemia ou neuropatia periférica.
Sulfonilureias
São comprimidos que ajudam o pâncreas a produzir mais insulina. Tome-os 30 minutos antes de cada refeição. Evite-os se for alérgico a medicamentos do tipo “sulfa”. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
Inibidores de alfa-glicosidase
São comprimidos que desaceleram a digestão de açúcares e amidos. Eles podem ajudar a impedir que a sua glicemia fique alta demais depois de uma refeição. Tome-os com a primeira garfada de cada refeição principal. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
-
Inchaço no estômago
-
Náuseas
-
Diarreia
-
Muitos gases
Tiazolidinedionas
Esses comprimidos ajudam o corpo a responder melhor à insulina. Antes de tomá-los, você pode precisar fazer exames para verificar o seu fígado. Seu fígado será verificado com frequência enquanto você estiver tomando-os. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
-
Ganho de peso
-
Líquido adicional no seu corpo e inchaço
-
Risco maior de insuficiência cardíaca
-
Ossos quebradiços (osteoporose) e risco maior de quebrar (fraturar) ossos
-
Aumento do colesterol LDL (ruim)
Meglitinidas
São comprimidos que estimulam seu pâncreas a aumentar a produção de insulina por um breve período. Tome-os antes das refeições. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
inibidores da DPP-4
Esses comprimidos ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Eles têm uma probabilidade menor de causar um nível baixo de açúcar no sangue. Porém, podem causar glicemia baixa se tomados com uma sulfonilureia ou insulina. Tome-os uma vez por dia. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
Outros efeitos colaterais estão sendo estudados.
Inibidores de SGLT2
São comprimidos que ajudam a reduzir os níveis de glicemia em pessoas que sofrem de diabetes do tipo 2. Eles removem o excesso de açúcar do corpo. Para isso, eles excretam o açúcar através dos rins. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
-
Infecções do trato urinário
-
Infecções fúngicas genitais, principalmente em mulheres
-
Perda de líquido (desidratação)
-
Pressão arterial baixa
-
Risco maior de fratura óssea
-
Cetoacidose enquanto a glicemia estiver só um pouco acima da faixa de referência
A FDA emitiu uma advertência de segurança sobre a canagliflozina, um inibidor de SGLT-2. Estudos recentes demonstraram que esse medicamento aumenta o risco de amputação de pernas e pés. Se for tomar esse medicamento, informe ao seu médico imediatamente se surgirem novas dores ou irritações, feridas (úlceras) ou infecções nas pernas ou pés. Converse com o seu médico antes de parar de tomar qualquer medicamento para diabetes.
Medicamentos desse tipo também podem diminuir o risco de fratura óssea às vezes. Eles devem ser usados com cautela, se os seus rins não estiverem funcionando bem.
Agonista do receptor de dopamina D2 (mesilato de bromocriptina)
São comprimidos que ajudam a reduzir os níveis de glicemia em pessoas que sofrem de diabetes do tipo 2. Os possíveis efeitos colaterais incluem:
Agonistas do receptor de GLP-1
Essas medicamentos são geralmente administrados na forma de injeções. Porém, pelo menos 1 deles já está disponível na forma de comprimido. Ele deve ser tomado antes do café da manhã. Seu mecanismo de ação aumenta a quantidade de insulina liberada pelo pâncreas durante as refeições. Ele não causa hipoglicemia, a menos que seja usado com insulina ou sulfonilureias.
Os possíveis efeitos colaterais dessa classe de medicamentos incluem:
-
Náuseas, vômitos ou diarreia
-
Pancreatite
-
Um risco maior de uma forma rara de tumor na tireoide (observado em estudos com outros animais)
Comprimidos combinados
São medicamentos que podem ajudar a manter a sua glicemia dentro da faixa de referência. Eles também ajudam o pâncreas a produzir mais insulina. E podem ajudar os músculos a usarem melhor a insulina. Os efeitos colaterais dependem do tipo de combinação usada. O seu médico pode fornecer-lhe mais informações.
Fique atento aos sintomas de hipoglicemia
Os sintomas incluem:
Se achar que a sua glicemia está baixa, examine uma amostra de sangue com um medidor. Se o nível estiver baixo, coma 1 dos alimentos de resgate abaixo. Eles podem ajudar a elevar a sua glicemia rapidamente:
-
3 a 4 pílulas de glicose
-
1 porção de gel de glicose
-
1/2 xícara (120 mL) de qualquer suco de fruta
-
1/2 xícara (120 mL) de refrigerante normal (não dietético)
-
1 colher de sopa de mel ou açúcar
-
5 a 6 pedaços de doce duro
Verifique novamente a sua glicemia em 15 minutos. Se ainda estiver baixa, coma outra porção. Se permanecer baixa após o segundo lanche, procure ajuda médica.