O que é osteoartrite?
A artrite é uma inflamação ou inchaço em 1 ou mais articulações. Uma articulação é um ponto no corpo onde dois ou mais ossos se juntam. Há aproximadamente 100 tipos diferentes de artrite. A artrite pode causar problemas no tecido adjacente às articulações. Isso inclui músculos, tendões e ligamentos. E, em alguns tipos de artrite, todo o corpo pode ser afetado.
A osteoartrite (OA) também é conhecida como artrose. É o tipo mais comum de artrite. No caso da OA, ocorre um desgaste na cartilagem. A cartilagem é um tecido liso que cobre as extremidades dos ossos. Ela age como um amortecedor. Ela permite que os ossos deslizem suavemente um contra o outro. Quando a cartilagem se desgasta, os ossos se esfregam um no outro. Isso causa dores, inchaço e rigidez.
 |
Joelho normal |
 |
Joelho com osteoartrite |
O que ocorre na osteoartrite?
Os pesquisadores não sabem o que desencadeia ou inicia a ruptura dos tecidos da articulação. Porém, quando a osteoartrite começa a se desenvolver, ela pode danificar todas as regiões da articulação, incluindo:
-
Cartilagem, o tecido que cobre as pontas onde 2 ossos se encontram para formar uma articulação
-
Tendões e ligamentos
-
O revestimento da articulação (sinóvia)
-
Osso
-
Menisco (tipo de cartilagem entre os ossos) do joelho
Fatores de risco
Os fatores de risco para OA incluem:
-
Obesidade
-
Ter mais de 40 anos de idade
-
Lesões prévias nas articulações
-
Quadro de artrite inflamatória
-
Uso repetitivo das articulações
-
Histórico de OA na família
Sintomas
A osteoartrite pode afetar qualquer articulação. Geralmente, as articulações que suportam peso são afetadas. Isso inclui os quadris e joelhos. Os sintomas comuns são dores e rigidez articulares. Os sintomas podem piorar em caso de inatividade ou uso excessivo. A rigidez pode ficar mais forte de manhã, geralmente por menos de 30 minutos. Ou depois de ficar sentado por muito tempo. Você pode sentir mais dor nos quadris ou joelhos se caminhar mais que o normal.
Outros sintomas comuns incluem:
-
Músculos fracos
-
Articulações instáveis
-
Ruídos de trituração ou crepitação com movimento
-
Articulações com inchaço ou saliências
-
Incapaz de dobrar e endireitar as articulações (amplitude de movimento reduzida)
Se você apresentar qualquer uma dessas alterações nas articulações, procure o seu médico. Vocês podem colaborar para criar um plano de tratamento. Esse plano pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez. Ele pode evitar que os seus sintomas piorem.