Entenda a depressão pós-parto
Você acabou de ter um bebê. Todos esperam que você fique animada e feliz. Porém, você se encontra chorando sem motivo. Talvez tenha dificuldade de cumprir os seus afazeres diários. Você se sente triste, cansada e sem esperança na maior parte do tempo. Talvez até se sinta envergonhada ou culpada. No entanto, o que você está sentindo não é culpa sua, e você pode melhorar. Converse com o seu médico. Ele pode ajudar.

O que é depressão?
A depressão é um transtorno de humor que afeta como você se sente e pensa. O sintoma mais comum é um sentimento de profunda tristeza. Você também pode se sentir incapaz de lidar com a vida. Outros sintomas incluem:
-
Ganho ou perda de muito peso
-
Dormir em excesso ou muito pouco
-
Sensação de cansaço o tempo inteiro
-
Sensação de agitação
-
Choro excessivo
-
Pouco ou muito apetite
-
Distância da família e dos amigos
-
Dores de cabeça ou outras dores, ou problemas estomacais que não passam
-
Sentimento de raiva ou ira
-
Medo de machucar o seu bebê
-
Falta de interesse no seu bebê
-
Sensação de ser inútil ou culpa
-
Incapacidade de sentir prazer com as coisas que você gostava de fazer
-
Dificuldade de pensar com clareza ou tomar decisões
-
Pensar em morte ou suicídio
Depressão após o parto
Você pode ficar chorosa e cansada depois de dar à luz. Esses sentimentos são normais. Às vezes, são chamados de tristeza materna. Essa tristeza passa depois de 1 a 2 semanas. Porém, a depressão pós-parto dura muito mais e é mais grave que a tristeza materna. Ela pode fazer com que você se sinta triste e sem esperança. Você também pode ficar com medo de machucar o bebê e de ser uma mãe ruim.
O seu parceiro também pode ter depressão pós-parto. Ela pode surgir dentro de um ano após o parto. Os sintomas são semelhantes aos apresentados por quem deu à luz.
O que causa a depressão pós-parto?
A causa exata da depressão pós-parto é desconhecida. Acredita-se que mudanças na bioquímica ou estrutura do cérebro desempenhem um papel importante na depressão. Ela pode ocorrer devido a mudanças nos seus hormônios durante e após o parto. Você também pode se sentir cansada de cuidar do seu bebê e da adaptação à maternidade. Todos esses fatores podem causar depressão. Em alguns casos, os seus genes também podem desempenhar um papel.
A depressão pode ser tratada
Há várias formas de tratar a depressão pós-parto. Conversar com o seu médico é o primeiro passo para começar a melhorar.
Quando ligar para o seu médico
Ligue para o seu médico se você:
-
Estiver chorando sem motivo óbvio
-
Estiver com dificuldade de dormir, comer e fazer escolhas
-
Estiver questionando se consegue cuidar de um bebê
-
Sentir sensações intensas de tristeza, ansiedade ou desespero que a impedem de cumprir os seus afazeres diários
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.