O que é câncer de endométrio?
O câncer geralmente começa quando está normal as células do corpo mudam (mutam). Elas começam a crescer (replicar) sem controle. Câncer células podem formar nódulos de tecido. Eles são chamados tumores. Câncer que começa no revestimento de o útero é chamado câncer endometrial.

Entendendo o útero e endométrio
O útero faz parte da mulher sistema reprodutor. É o órgão que sustenta o bebê durante a gravidez. O endométrio é o revestimento interno do útero. Todos os meses, desde a puberdade até menopausa, o revestimento cresce e fica mais espesso. Isso é para se preparar para a gravidez. Isso revestimento espessado ajuda a nutrir um bebê em crescimento. O revestimento do útero é desprendido se um a pessoa não engravida. Essa é a menstruação. O câncer de endométrio começa no células desse revestimento.
Quando o câncer de endométrio se forma
O endométrio é o mais comum no útero para o início do câncer. É o tipo mais comum de câncer da sistema reprodutor feminino. Como a maioria dos cânceres, o câncer de endométrio pode se disseminar. Ela pode disseminado dentro do útero. Ela também pode se espalhar para órgãos próximos e outras partes do corpo. Ela é chamada de metástase quando o câncer se espalha para fora do útero. Quanto mais câncer se espalha, quanto mais difícil for tratar.
O sintoma mais comum de câncer de endométrio é um sangramento vaginal anômalo. Ou é sangramento vaginal após menopausa chamada sangramento pós-menopausa. Sangramento vaginal anômalo não tem ciclo como a menstruação. Ligue para seu médico se tiver vagina inesperada sangramento. Idealmente, o câncer de endométrio é encontrado quando é pequeno e não se disseminou (metástase). É quando o câncer é mais fácil de tratar. Também é mais fácil cura.
Opções de tratamento para o câncer de útero
Você e seu profissional de saúde falará sobre suas opções de tratamento. Eles podem incluir:
-
Cirurgia para remover o útero (histerectomia). Mais comumente, o Falópio tubos e ovários são removidos. Os linfonodos próximos também podem ser removidos.
-
Radioterapia. Esse tratamento usa feixes focados de alta energia para matar células cancerosas.
-
Quimioterapia. Esse tratamento usa medicamentos fortes para matar o câncer células.
-
Terapia hormonal. Esse tratamento afeta os níveis hormonais. Pode ajudar a diminuir o crescimento de células cancerosas. Ela pode ser usada em alguns casos para prevenir a necessidade de histerectomia. Isso permite a gravidez no futuro.
-
Terapia direcionada. Esse tratamento usa medicamentos que visam as alterações anormais nas células cancerosas.
-
Imunoterapia. Esse tratamento usa medicamentos que ajudam o próprio corpo sistema imunológico luta melhor contra o câncer.
Online Medical Reviewer:
Howard Goodman MD
Online Medical Reviewer:
Jessica Gotwals RN BSN MPH
Online Medical Reviewer:
Susan K. Dempsey-Walls RN
Date Last Reviewed:
4/1/2025
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.