Entendendo as hemorroidas
Hemorroidas são vasos sanguíneos que incham ligeiramente durante a evacuação. Elas podem ser causadas por fatores como:
Se houver muita pressão no canal anal, esses tecidos podem permanecer aumentados. Eles podem ficar inflamados e causar sintomas. Isso pode acontecer dentro e fora do canal anal.
Os tratamentos incluem:

Partes do canal anal
As partes do canal anal são:
-
Tecido de hemorroida interna. Fica na parte superior do canal anal.
-
O reto. São os últimos centímetros do cólon. É onde as fezes ficam armazenadas antes da evacuação.
-
Esfíncteres anais. São músculos em formato de anel. Eles se expandem e contraem para controlar a abertura do ânus.
-
Tecido de hemorroida externa. Fica sob a pele do ânus.
-
O ânus. É a passagem entre o reto e o exterior do corpo.
Tecido da hemorroida normal
As hemorroidas desempenham um papel fundamental para ajudar o corpo a eliminar resíduos. Os alimentos passam do estômago para os intestinos. Os resíduos (fezes) passam pelo cólon até o reto. Eles ficam armazenados no reto até estar prontos para ser eliminados pelo ânus. Durante a evacuação, as hemorroidas incham com sangue. Elas ficam ligeiramente maiores. Esse inchaço ajuda a proteger e amortecer o canal anal à medida que as fezes saem do corpo. Depois da passagem das fezes, os tecidos param de inchar. Eles voltam ao normal.
Problemas com hemorroidas
A pressão pelo esforço ou outros fatores podem fazer com que os tecidos das hemorroidas fiquem inchados. Quando isso acontece com os tecidos no canal anal, são chamados de hemorroidas internas. Tecidos inchados ao redor da abertura anal são chamados de hemorroidas externas. Dependendo do local, os sintomas são diferentes.

-
Hemorroidas internas. Geralmente ocorrem em grupos ao redor da parede do canal anal. Muitas vezes, não causam dor. Porém, podem projetar-se para fora do ânus (prolapso) devido ao esforço ou pressão de fezes duras. Após a evacuação, elas podem voltar para dentro do corpo (redução). As hemorroidas internas geralmente sangram. Elas também podem secretar muco.
-
Hemorroidas externas. Ficam na abertura do ânus, logo abaixo da pele. Esses tecidos raramente causam problemas, a menos que formem coágulos (trombose). Quando isso acontece, pode aparecer um caroço duro e azulado. A hemorroida trombosada também causa dor súbita e intensa. Com o tempo, o coágulo pode desaparecer por conta própria. Às vezes, isso deixa uma marca na pele do tecido esticado pelo coágulo.
Sintomas da hemorroida
Os sintomas podem incluir:
-
Dor ou sensação de queimação
-
Sangramento durante a evacuação. O sangue geralmente é vermelho-claro. Ele aparece sobre as fezes no fim da evacuação. Ou pode gotejar no vaso sanitário.
-
Tecido projetado para fora do ânus
-
Sensação de bloqueio ou plenitude no reto durante as evacuações
-
Coceira ao redor do ânus
-
Secreção de muco do ânus
-
Secreção fecal do ânus
As hemorroidas podem dificultar a limpeza da região anal após a evacuação. Isso pode causar mais irritação.
Causas das hemorroidas
Não há uma causa única para as hemorroidas. Porém, na maioria dos casos, elas são causadas por um excesso de pressão no canal anal. Isso pode acontecer devido a:
-
Constipação contínua (crônica)
-
Esforço durante as evacuações
-
Diarreia crônica
-
Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário
-
Exercícios extenuantes ou levantar peso
-
Gravidez e parto
-
Envelhecimento
-
Excesso de peso ou obesidade
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.