Related Reading
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Entendendo a apneia da prematuridade

Bebês que nascem cedo demais (prematuros) muitas vezes têm problemas de saúde, como apneia. Apneia é quando o bebê para de respirar por um tempinho (mais de 15 segundos). O bebê também pode ter uma frequência cardíaca reduzida e uma queda do oxigênio no sangue.

Causas da apneia em bebês prematuros

Um sistema nervoso imaturo é a principal causa da apneia. O cérebro e os reflexos de um bebê prematuro não estão totalmente desenvolvidos. Assim, o bebê pode não ter o reflexo de respirar quando o nível de oxigênio no sangue ficar baixo demais. As vias aéreas de prematuros também têm uma chance maior de bloqueio quando a cabeça e o pescoço se dobram ou estão na posição vertical, como em uma cadeirinha de carro.

Muitas coisas também podem piorar a apneia, como a fadiga. Respirar é difícil, e os músculos dos prematuros ainda não estão totalmente desenvolvidos. O bebê também pode achar a amamentação cansativa. Ou o bebê pode ter imaturidade de alimentação. Isso ocorre quando o bebê para de respirar porque ainda não aprendeu a coordenar a sugação, a deglutição e a respiração. Outros problemas, como infecções ou doenças, também podem piorar a apneia.

Como a apneia é tratada?

Um bebê com apneia pode precisar de um ou mais destes tratamentos:

  • Estimulação leve. Esfregar as costas ou pés do bebê ou dar tapinhas na pele estimula o sistema nervoso do bebê. Isso pode reiniciar a respiração.

  • Medicamentos. Cafeína pode ser dada no hospital para ajudar a reiniciar a respiração.

  • Dispositivo de CPAP (pressão positiva contínua das vias aéreas) ou cânulas nasais (tubo no nariz). Esses métodos enviam um fluxo de ar suave e contínuo pelas vias respiratórias do bebê. Eles ajudam a facilitar a respiração. Também podem ser usados para dar oxigênio extra ao bebê, se necessário.

  • Ventilador. Esta máquina ajuda a respirar. Ela dá ao bebê ar, oxigênio ou uma mistura dos dois através de um tubo que entra diretamente na traqueia.

Tratar outros problemas, como infecções, também pode ajudar.

O que acontece se o meu bebê parar de respirar?

Enquanto estiver internado na UTI neonatal, o bebê será monitorado de perto. Se o bebê não respirar por uma certa quantidade de segundos, um alarme disparará. Então, a equipe da UTI neonatal examinará o bebê. Se o bebê não estiver respirando, a equipe tomará medidas, como oxigênio, para reiniciar a respiração. Isso é feito muito rapidamente para ajudar a evitar danos ao bebê.

Quais são os efeitos de longo prazo?

A apneia da prematuridade passa quando o bebê cresce. Depois que ela passa, não existem mais efeitos de longo prazo. A maioria dos bebês supera a apneia antes de receber alta da UTI neonatal. Alguns bebês podem sair da UTI neonatal com um monitor domiciliar ou medicamento com cafeína. Bebês com apneia não correm um risco maior de desenvolver a síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) posteriormente.

Date Last Reviewed: 3/1/2020
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer